Primeira etapa da vacinação contra poliomielite acontece neste sábado

Ministério pretende imunizar 95% das crianças menores de 5 anos

Campanha de vacinação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado (20), das 8h às 17h. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 14,7 milhões de crianças em todo o país, o que corresponde a 95% das crianças menores de 5 anos. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participam da mobilização. A segunda etapa da vacinação ocorre em 22 de agosto.

Em Teresina, a abertura da campanha aconteceu no no hospital do Buenos Aires, zona Norte de Teresina, e contou com a Presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, e do secretário de saúde , Assis Carvalho.

Assis Carvalho informou que no Piauí deverão ser vacinadas cerca de 301 mil crianças, e Firmino Filho informou que em Teresina deverá ser 70 mil crianças. A vacinação segue até o dia 30 de junho.

A vacina contra a poliomielite é um serviço oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano, nos postos de saúde. Além das doses da vacinação de rotina, a criança de até 5 anos deve tomar todos os anos as duas doses da campanha. Isso porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus e se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um dos vírus com as várias doses, ela tem oportunidade de se imunizar.

De acordo com o ministério, o Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. A importância da vacina é manter o país livre do vírus que causa a doença. As gotinhas não têm contraindicações e são a única forma de prevenção.

Para consultar a localização dos postos de vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que a população procure a Secretaria de Saúde do seu estado ou município.

Entenda a doença

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa transmitida por vírus e pode provocar sequelas permanentes. Na maioria dos casos, segundo o ministério, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte, por meio de uma tetraparalisia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES