Primeira etapa de mutirão de cirurgias atende 130 pacientes no PI

Mutirão teve início na última sexta-feira (03)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dona de casa Gleiciane Oliveira, da Cabeceiras, levou seu filho para operar de fimose, neste sábado, 4, no Hospital Regional de Campo Maior.  A criança foi uma das 130 pacientes que foram submetidas a procedimento cirúrgico pelo I Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Estado da Saúde e que iniciou na última sexta (03) em quatro unidades hospitalares tanto na capital como no interior. A meta é atender, até o final deste ano, 2.000 pessoas em diversas especialidades médicas.

De forma rápida e resolutividade, o paciente, que precisa passar por uma cirurgia, indicada pelo médico ainda na unidade de saúde do seu município, leva a solicitação para a Secretaria Municipal de Saúde de onde reside e de lá, os técnicos encaminham para o Hospital de referência as demandas cirúrgicas. Esses agendamentos muitas vezes estavam programados há bastante tempo. Com o Mutirão simultâneo, em média, 130 pessoas serão atendidas nos finais de semana e feriados, em 10 unidades hospitalares.

“Tudo está sendo bastante rápido. Levei encaminhamento no posto de saúde da minha cidade e agora estamos aqui. Gostei dessa iniciativa do Governo do Estado”, reconhece Gleiciane, durante o atendimento no Hospital de Campo Maior.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou dois, dos quatro hospitais que realizaram procedimentos neste final de semana: o de Campo Maior e o da Polícia Militar, em Teresina. “Conversei com os pacientes e seus familiares e nos alegra saber que esse Mutirão está antecipando algumas cirurgias que estavam marcadas para fevereiro de 2018”, disse o secretário, agradecendo ainda pelo empenho e dedicação dos profissionais de saúde na mobilização, planejamento e execução dos Mutirões, “o que vai poder atender 2.000 pacientes até o dia 31 de dezembro, em dez hospitais de nossa rede estadual”, afirmou.

A primeira etapa do Mutirão foi realizada na sexta(3) e sábado(4), atendendo 130 pacientes, em cirurgias como gerais, ortopédicas, pediátricas e ginecológicas. Além das cirurgias, mais de 150 pacientes passarão por consultas ambulatoriais para triagem e marcação dos procedimentos. Os procedimentos foram realizados nos Hospitais da Polícia Militar(HPM), em Teresina; o Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia; o Estadual Júlio Hartman, em Esperantina; e o Regional de Campo Maior. 

De acordo com o diretor geral do HPM, Coronel George Araújo, “o Mutirão dentro das expectativas, com 30 pacientes atendidos. No próximo final de semana, teremos mais 30 cirurgias, sem mencionar as que fazemos na nossa rotina hospitalar”, afirma. 

A diretora do Hospital de Campo Maior, Jardenia Ribeiro, também avaliou como positiva a primeira etapa do Mutirão. “Encerremos as atividades com todos os procedimentos executados, com 100% de atividades concluídas e sem nenhuma intercorrência”.

No próximo final de semana, entre os dias 10 a 12 de novembro, os Hospitais continuarão a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas. O calendário dos procedimentos e onde serão realizados será apresentado na próxima terça, dia 7.

Hospitais que integram o I Mutirão de Cirurgias Eletivas 

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) – Parnaíba - Cirurgias de catarata

Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – Luzilândia – Cirurgias gerais e ginecológicas

Hospital Estadual Júlio Hartman - Esperantina – Cirurgias gerais e ginecológicas

Hospital Regional de Campo Maior – Cirurgias gerais, ginecológicas, pediátricas e ortopédicas

Hospital da Polícia Militar(HPM) - Teresina - Cirurgias gerais, ginecológicas e ortopédicas

Hospital Estadual Deolindo Couto - Oeiras - Cirurgias gerais, ginecológicas, pediátricas e ortopédicas

Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros - São João do Piauí - Cirurgias gerais e ginecológicas

Hospital Estadual Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus - Cirurgias gerais e ginecológicas

Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante – Corrente - Cirurgias gerais e ginecológicas

Hospital Estadual de Buriti dos Lopes – Cirurgias de catarata



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES