Oeiras: Primeira UPA no Piauí acaba de ser concluída

Além de Oeiras, serão beneficiados os municípios de Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Piauí, que fica na cidade de Oeiras já foi concluída. Será também a primeira a ser entregue e os equipamentos já foram comprados. A informação é da coordenação das UPAS no Estado. As UPAS são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Além de Oeiras, serão beneficiados os municípios de Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Segundo a coordenadora, Christianne Rocha, das cinco UPAs, somente a de Uruçuí será de porte 1. As quatro restantes serão do tipo 2. A diferença principal é em relação a população que vai atender e a quantidade de profissionais e leitos.

Uma UPA de porte I, por exemplo, abrange uma área de 50 mil a 100 mil. Possui 700 m² e atende de 50 a 150 pacientes por dia. Deve conter em seu quadro clinico dois médicos, sendo um pediatra e um clínico geral. A unidade possui, em média, de 5 a 8 leitos. As de porte II englobam uma área de até 200.000 habitantes. Possuem 1.000 m² e atendem até 300 pacientes. São necessários 4 médicos. O número de leitos pode chegar até 12.

Além dessas cinco UPAS, o Piauí ainda terá outras unidades em Piripiri, Picos, Parnaíba, Corrente e Teresina. Na capital serão três. Uma totalmente nova no bairro Renascença e outras duas que estão sendo reformadas para virar uma UPA. Todas elas gerenciadas diretamente pelos municípios.

As UPAs são integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência ? SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES