Primeira vacina contra a chikungunya é aprovada pela agência norte-americana FDA

A fabricante da vacina é da Áustria e tem parceria com o Butantan, que informou que deve submeter pedido à Anvisa no primeiro semestre de 2024

Primeira vacina contra a chikungunya é aprovada pela agência norte-americana FDA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (10), a Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, concedeu aprovação à primeira vacina contra a chikungunya. Denominada Ixchiq, a vacina de dose única é destinada a indivíduos com 18 anos ou mais que residam em áreas propensas ao vírus, como é o caso do Brasil. 

Desenvolvida pelo grupo Vanlneva, uma fabricante de vacinas da Áustria, a vacina conta com uma versão atenuada e viva do vírus chikungunya, sendo o Instituto Butantan no Brasil um parceiro dessa produtora.

No Brasil, a chikungunya surgiu há uma década e, desde então, disseminou-se por todos os estados, afetando 60% dos municípios do país. Ao longo desse período, sete surtos foram registrados, com picos durante os primeiros meses do ano, especialmente durante a estação chuvosa. 

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e do vírus Zika, a infecção já resultou em mais de 1,1 milhão de casos e 909 mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Até meados do primeiro semestre deste ano, foram registrados 53 mil casos prováveis, representando um aumento de 98% em comparação com o mesmo período de 2022. A região Sudeste lidera em incidência, com 42,6 casos prováveis por 100 mil habitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES