Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Primeiro caso de peste suína no Piauí é confirmado

O primeiro foco da peste suína no estado foi identificado em Lagoa do Piauí. Anmais foram sacrificados e a propriedade passa pelo processo de desinfecção e erradicação dos focos.

Primeiro caso de peste suína no Piauí é confirmado
ADAPI | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

Após o surgimento de focos da peste suína clássica no vizinho estado Ceará, que pôs o Piauí em estado de alerta, foi confirmado o primeiro caso da doença, no município de Lagoa do Piauí, que fica a 43 km da capital do estado. O caso foi confirmado pela Agência de Defesa da Agropecuária do Piauí (Adapi). 

Durante investigação preventiva que ocorre desde 2016, na última sexta-feira dia (5), a Adapi recebeu uma amostra com o resultado positivo para a Peste Suína Clássica (PSC) no município, e logo após a confirmação, foi acionado o grupo de emergência da Adapi que, juntamente com a Superintendência Federal de Agricultura, decidiu traçar as estratégias para eliminar o foco da doença do município. 

Divulgação ADAPI

Tendo em vista que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país são reconhecidas, pela Organização Mundial de Saúde Animal, livres de peste suína, apenas o Norte e o Nordeste apresentam casos que acometem a criação de suínos. Os animais encontrados com o foco da Peste Suína foram sacrificados e a propriedade foi interditada para passar pelo processo de desinfecção e erradicação dos focos. 

Agora, a Adapi busca promover, com mais urgência, a conscientização de criadores de suínos com ações para que os criadores estejam atentos aos comportamentos dos animais, controle da propriedade, do trânsito de animais, de educação sanitária e vigilância nas propriedades circunvizinhas, tentem eliminar os focos. 

“Pedimos aos criadores de suínos e a sociedade, como um todo, para que em qualquer caso de suspeita de peste suína comunique imediatamente à Adapi, para que nós possamos realizar a investigação e descartar ou confirmar um possível foco”, informou o gerente de Defesa Sanitária Animal, Idílio Moura.

Divulgação ADAPI

O veterinário garante que, até o momento, a Peste Suína Clássica (PSC) está restrita ao município de Lagoa do Piauí, e pede para que a população fique tranquila, pois é uma doença que afeta apenas os suínos, não ameaça infectar seres humanos. O vírus, que é altamente contagioso, tem sua contaminação através de alimentos ou água contaminados, locais que foram utilizados pelos animais contaminados, ambientes com cadáveres de animais infectados e qualquer equipamento ou objeto que teve contato direto com o animal doente. Em qualquer suspeita de caso, a Adapi precisa ser notificada para investigar o caso. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×