Primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas supera metas de 2017

2.038 pessoas beneficiadas em todo o Piauí

Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde realizou nos meses de novembro e dezembro o I Mutirão de Cirurgias Eletivas. Superando as metas, a ação beneficiou 2.038 pessoas em todo o Piauí com procedimentos simultâneos nas áreas de ortopedia, ginecologia, pediatria, de catarata e cirurgias gerais, realizados em dez hospitais da rede estadual. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o projeto terá continuidade em 2018, já com parte dos recursos assegurados, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, no valor de 5,5 milhões de reais e já recebeu afirmativa do ministro da Saúde, Ricardo Barros, com a garantia de repasse dos recursos necessários para zerar a fila de cirurgias oftalmológicas no Piauí.

“Superamos nossa meta deste ano, mas queremos mais, queremos zerar a fila em 2018, por exemplo, de catarata, que temos cerca de 7 mil pacientes esperando”, afirma o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto.

Exames pré-operatórios da cirurgia de catarata em Esperantina (Crédito: Albano Amorim)
Exames pré-operatórios da cirurgia de catarata em Esperantina (Crédito: Albano Amorim)

“Foi muito importante essa cirurgia para a saúde do meu filho, evitou que ele tivesse consequências futuras”, disse Maria Martina, do município de Cristino Castro, mãe do Gabriel de quatro anos que fez cirurgia de hérnia umbilical no Hospital de Bom Jesus.  Além disso, o Mutirão proporcionou que diversos cidadãos voltassem a realizar atividades simples do dia a dia, como costurar, pescar ou andar de bicicleta por meio das cirurgias de catarata.

Todos os hospitais foram preparados para realizar os procedimentos, já que o Estado conta com mais de R$74 milhões para aquisição de equipamentos, oriundos de recursos de emenda parlamentar. As equipes dos hospitais fecharam a escala de profissionais para trabalharem, inclusive, aos fins de semana e feriados para dar mais celeridade à fila de espera. 

Pessoas beneficiadas por Hospital


265 no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) em Parnaíba
317 no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – Luzilândia

412 no Hospital Estadual Júlio Hartman - Esperantina
201 no Hospital Regional de Campo Maior

225 no Hospital da Polícia Militar(HPM) - Teresina

223 no Hospital Estadual Deolindo Couto - Oeiras

98 no Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros - São João do Piauí

100 no Hospital Estadual Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus

97 no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante – Corrente

100 no Hospital Estadual de Buriti dos Lopes

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com