Pró-cotista poderá usar FGTS para abater até 6 parcelas atrasadas da casa

A medida altera em definitivo a lei que limitava o uso do fundo de garantia para até três prestações em atraso. As demais regras continuam em vigor

Avalie a matéria:
Pró-cotista poderá usar FGTS para abater até 6 parcelas atrasadas da casa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ANA PAULA BRANCO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O saldo do FGTS (fundo de garantia) poderá ser utilizado para abater até seis prestações em atraso da casa própria, pelo SFH (Sistema Financeiro da habitação). A decisão foi tomada nesta terça (13) pelo Conselho Curador do FGTS e vale a partir de janeiro de 2023.

A medida altera em definitivo a lei que limitava o uso do fundo de garantia para até três prestações em atraso. As demais regras continuam em vigor.

Em 19 de abril deste ano, o conselho havia liberado o uso do FGTS para o pagamento de até 12 prestações atrasadas. O mutuário inadimplente que planeja negociar mais de seis prestações vencidas têm até 31de dezembro deste ano para negociar com o banco onde tem o financiamento imobiliário.

Pró-cotista poderá usar FGTS para abater até 6 parcelas atrasadas da casa - Imagem: Reprodução

QUEM

Podem abater parcelas atrasadas os mutuários de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão, que não usaram o saldo do fundo de garantia para amortizar a dívida nos últimos dois anos.

QUANTO

É possível abater até 80% de cada prestação, limitado a seis parcelas atrasadas a partir de 2023.

ONDE

O pedido para negociar a dívida deve ser feito no banco onde está o financiamento imobiliário, por meio da Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES