Procissão das Sanfonas celebra 30 anos de saudade de Luiz Gonzaga

Procissão também homenageia Raul Seixas e Jackson do Pandeiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Raul Seixas. O que estes três magos da música tem em comum? Gonzagão partiu no dia 2 de agosto, e é o motivo maior da Procissão das Sanfonas este ano. São 30 anos de saudade do Rei do Baião. O inigualável Raul Seixas também faz 30 anos de morte. Por outro lado, Jackson do Pandeiro comemoraria 100 anos de vida. O motivo para ir às ruas e dançar até cansar é triplo. Acontece nesta sexta-feira (2) a Procissão das Sanfonas.

É o que explica Antonio Vagner, um verdadeiro alcoviteiro da arte popular. Ele instiga a população de Teresina a apreender a cultura piauiense, que é rica e repleta de preciosidades. Para isso, muita música e diversão no Centro de Teresina, partindo da Praça Saraiva ao Museu do Piauí.

“Esta já é a 11ª edição da Procissão das Sanfonas, uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Já é uma tradição que se consolida em Teresina. Acontece sempre no dia 2 de agosto, data da morte dele. Em 2019 fazem 30 anos, então são 30 anos de saudade do Gonzagão. Vamos fazer mensão honrosa aos 30 anos de saudade de Raul Seixas, que também morreu em agosto de 1989. Além disso, 100 anos de nascimento do Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo do Brasil. Estamos diante dos três reis magos da música brasileira”, explica Antonio Vagner.

A programação inclui muita alegria e gente dançando ao som do toque das sanfonas. “Às 15h tem a benção das sanfonas na Catedral das Flores e todo mundo já se prepara para caminhar, celebrar e dançar. O mais gostoso da procissão é que todo mundo é livre para se manifestar em prol da nossa cultura e de nossas raízes. O que podemos guardar no coração sobre nossa história”, acrescenta o agitador cultural.

Vem gente de todo o Piauí e regiões circunvizinhas. “Lá vai ter o sanfoneiro mais novo, o mais velho, a sanfoneira Sebastiana que vem de São Raimundo Nonato. A bailarina que é enfermeira de Timon. É tudo voluntário, sem apoio estatal, feito por pessoas que gostam da música brasileira e querem confraternizar. É uma apologia à sanfona, que remete a toda essa musicalidade. É importante celebrar cultura popular do Piauí em Teresina”, finaliza Antonio Vagner.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES