mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Procon alerta para suspensão do direito de arrependimento em compras

O Procon alerta que o direito à devolução é assegurado para qualquer item caso haja algum defeito.

No dia 10 de junho de 2020, a Lei Federal n° 14.010 suspendeu o direito de arrependimento para compra de itens perecíveis e medicamentos no período de pandemia. Tal medida valerá, a princípio, até o dia 30 de outubro deste ano.

A lei criou um Regime Jurídico Emergencial e Transitório, com um série de medidas nas diversas áreas do Direito, com a finalidade de estabelecer regras temporárias durante a pandemia. No Direito do Consumidor, foi afetado o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que originalmente estabelece um prazo de 7 dias, a partir da entrega do pedido, para que o consumidor devolva os produtos adquiridos ou desista do contrato de serviço, sem necessidade de justificar. O direito de arrependimento funciona para qualquer compra realizada fora do estabelecimento comercial.

  O consumidor ainda tem seu direito assegurado com relação aos demais itens que não sejam perecíveis. O consumidor ainda tem seu direito assegurado com relação aos demais itens que não sejam perecíveis.

Assim, compras em supermercados e outras lojas do gênero feitas através de aplicativos, telefone e site são contempladas pelo artigo. Com a nova regra, entretanto, o estabelecimento pode recusar a devolução de produtos perecíveis ou de consumo imediato e medicamentos. O consumidor ainda tem seu direito assegurado com relação aos demais itens que não sejam perecíveis.

O Procon alerta que o direito à devolução é assegurado para qualquer item caso haja algum defeito. Se o produto, perecível ou não, estiver vencido ou estragado, o consumidor tem direito à devolução ou troca, assim como nos casos em que houver divergência do item pedido com aquele entregue.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail