PI: Procon apura ilegalidade em portaria do Detran; veja!

Segundo o Procon estadual, a portaria prejudica o consumidor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor-Procon, instaurou o Processo Administrativo Investigatório nº 324/2013, para investigar as ilegalidades existentes na Portaria nº 039/2012, do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Piauí (DETRAN-PI), que fixou tabela única de preços para os cursos ministrados pelos Centros de Formação de Condutores - CFC, ou as conhecidas autoescolas.

Segundo o Procon estadual, a portaria prejudica o consumidor, já que o tabelamento de preços impede a li-vre iniciativa e a concorrência entre as autoescolas.

Além dos prejuízos causados ao consumidor, o ato administrativo em questão é ilegal, já que não há lei expressa que autorize o DETRAN/PI, a fixar os preços cobrados pelos Centros de Formação de Condutores-CFC"s.

Em análise preliminar, constatou-se também que a Portaria nº 039/2012, configura ato de improbidade administrativa, pois atenta contra os princípios da administração pública previstos na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

Para o Coordenador Geral do PROCON/PI, Promotor de Justiça Cleandro Moura, "a portaria é ilegal, eis que não cabe ao DETRAN intervir como órgão regulador de mercado e fixar preços sob o argumento da necessidade de melhoria dos serviços prestados pelas autoescolas.

Cabe ao Detran, unicamente, credenciar os CFC"s e fiscalizar suas atividades para assegurar que a prestação de serviços ao consumidores seja adequada e de qualidade ".

Ressaltou o coordenador ainda que "a fixação de preço único, além de induzir à cartelização, impossibilita a livre concorrência entre as autoescolas, o que acarreta prejuízos ao consumidor, que não tem como dispor de preços mais justos e formas de pagamento mais acessíveis."

Além de instaurar procedimento investigatório, o Procon notificou o DETRAN/PI, recomendando a anulação, em 72h, da Portaria nº 039/2012, e as autoescolas para se manifestarem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES