Procon de Teresina alcança 84% de resolutividade em 4 anos de criação

De acordo com o Procon, de 2019 até o mês de fevereiro de 2023, o índice reclamações formalizadas ao Procon Municipal foi o total de 5.679.

Procon de Teresina alcança 84% de resolutividade em 4 anos de criação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Procon Municipal de Teresina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), comemora nesta quarta-feira (15), quatro anos de serviços prestados à população. Neste período, o órgão alcançou um percentual de resolutividade de 84,34%,.

De acordo com o Procon, de 2019 até o mês de fevereiro de 2023, o índice reclamações formalizadas ao Procon Municipal foi o total de 5.679. Nesses quatro anos de funcionamento as estatísticas apontam para resultados positivos. Apenas 15,66 % de conflitos foram encaminhados para o Poder Judiciário.

Procon de Teresina alcança 84% de resolutividade em 4 anos de criação | Foto: Reprodução - PMTDurante o ano de 2022, segundo dados do Procon, o ranking de reclamações foi liderado mais uma vez, pelos serviços essenciais de água e energia, seguidos por serviços de telefonia, bancários e comércio.

Para o coordenador do Procon Municipal de Teresina, Bráulio Melo, o órgão vem atuando para proteger, de forma efetiva, os direitos e as garantias dos consumidores.

“Desde 2019, estamos prestando orientação jurídica e formalizando o registro das reclamações dos consumidores através de vários canais de atendimento, buscando por meio de mediação e conciliação, a resolução rápida e consensual das demandas da população teresinense”, afirmou o coordenador.

“A prova de que estamos no caminho certo é a considerável taxa de resolutividade das demandas, já que em 2023 alcançamos o percentual de 83,7%. Além disso, outras ações como o Procon Itinerante, campanhas de negociações de débito como o Conciliar para Comemorar, Mutirão do Consumidor, o Projeto Selo Procon e ainda as ações educativas e fiscalizadoras em estabelecimentos comerciais da cidade”, pontuou o coordenador.

COMO SOLICITAR

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal, de forma presencial ou através do email: proconteresina@gmail.com, com um resumo da reclamação em anexo, além de uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos relativos à reclamação, tais como: nota fiscal, contrato, identificação do fornecedor e CNPJ.

A sede do Procon Municipal de Teresina fica localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, n° 1347, no bairro Jóquei. Mais informações: (86) 99513-1273.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES