Procon doa 17 botijões apreendidos em operação a instituições de caridade

O material doado é fruto de apreensão em operação realizada pelo órgão de proteção do consumidor no estado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) realizou doação de 17 botijões de gás a instituições de caridade de Teresina. Foram beneficiadas para utilização em suas ações sociais ou a sua doação a pessoas de baixa renda a Associação Casa de Repouso para Idosos Manain, que recebeu cinco unidades; a Associação Comunitária da Vila Poty I, com seis unidades; e a Associação de Mães Residencial Francisca Trindade, com seis unidades.

O material doado é fruto de apreensão em operação realizada pelo órgão de proteção do consumidor no estado. Isso porque o fornecedor dos botijões apreendidos possui um depósito de bebidas e vendia gás GLP no local. Entretanto, não possui autorização dos órgãos oficiais para essa revenda, infringindo o disposto no art. 4º, da portaria 297/2003, da ANP c/c art. 1o, inciso I, da Lei 8.176/91.

Procon doa 17 botijões apreendidos em operação a instituições de caridade (Foto: Divulgação)

Além da apreensão dos materiais, foi aplicada multa no valor de R$ 3.333,33 ao infrator e ajuizada ação penal, no âmbito da qual foi firmado Acordo de Não Persecução Penal (ANPP).

Acordo de Não Persecução Penal

O acordo de não persecução penal é um instrumento de direito penal negocial, que permite que o indiciado firme um acordo com o MP antes do oferecimento da denúncia criminal. Pode ser realizado em casos de prática da infração penal sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos, se não for o caso de arquivamento e se o investigado confessar o delito.

Assim, evita-se a proposição da ação penal e o acordante fica sujeito ao cumprimento de algumas condições, como reparar o dano, prestar serviços à comunidade ou pagar uma prestação pecuniária, por exemplo.

Procon doa 17 botijões apreendidos em operação a instituições de caridade (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES