Procon expede recomendação sobre venda de produtos durante a pandemia

Os estabelecimentos devem priorizar a venda e a entrega de mercadorias por sistema de entrega por aplicativos, adotando ações de prevenção a eventuais contágios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e as 31ª e 32ª Promotorias de Justiça de Teresina expediram ontem (23) uma recomendação conjunta para a Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio), os Grupos e as Redes de Supermercados Atacadista e Varejista e as Farmácias de todo o Piauí. O objetivo é orientar a venda de produtos aos consumidores finais e evitar o desabastecimento.

A primeira instrução é para que os comerciantes limitem a quantidade de produto, ou serviços ao consumidor final, com a finalidade de garantir o abastecimento do mercado e atender as necessidades dos consumidores, em situação de grande procura, e enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A segunda diz respeito ao fomento do serviço de delivery. Os estabelecimentos devem priorizar a venda e a entrega de mercadorias por sistema de entrega por aplicativos, adotando ações de prevenção a eventuais contágios.

Meio Norte

Outra medida é o atendimento especial. Segundo o texto da recomendação, os estabelecimentos comerciais devem implementar o atendimento em horário especial para idosos e pessoas com deficiência, dividido em

dois turnos alternados.

Os órgãos de defesa do consumidor aconselham que os comerciantes racionem a comercialização dos produtos considerados indispensáveis, especialmente, aqueles destinados à higienização pessoal e de ambientes, como álcool em gel, álcool etílico 70%, luvas e máscaras. A venda deve ser feita por unidade e por CPF. A orientação também serve nos casos de produtos distribuídos em caixas ou em sacos, e principalmente, os que não possuem código de barras.

Por último, os promotores Nivaldo Ribeiro, Graça Monte e Gladys Gomes solicitam que os comerciantes avaliem o desenvolvimento de campanha educativa para divulgar aos consumidores piauienses as medidas da recomendação. A Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio), os Grupos e as Redes de Supermercado Varejista e Atacadista e as Farmácias de todo Piauí têm cinco dias para se manifestar sobre o cumprimento da recomendação.

Com informações do MP-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES