Procon Municipal será inaugurado dia 15 de março

O novo PROCON atuará em parceria com sua versão de âmbito estadual para promover uma maior agilidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 15 de março a população teresinense passará a contar com um Procon municipal. O órgão é resultado da criação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, que deverá atuar dentro da sociedade em três vertentes, com o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, órgão que irá deliberar sobre as diretrizes e aplicação de recursos da nova instituição; Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, que será abastecido através das autuações que serão feitas e, por último, o PROCON municipal.

O novo PROCON atuará em parceria com sua versão de âmbito estadual para promover uma maior agilidade nos processos levados até a entidade pela população. “O PROCON municipal receberá toda a demanda individual da população. Ele terá os mesmos serviços que o PROCON estadual, mas focará no atendimento de casos individuais, como contas incorretas, produtos adquiridos que chegaram danificados. Esse tipo de processo hoje representa 90% da demanda do Procon”, explica o secretário Venâncio Cardoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

Segundo o secretário, o Procon estadual manterá suas atividades, no entanto o atendimento será focado em casos coletivos, onde vários indivíduos estejam unidos e procurando assistência para uma mesma ação. “Com isso, esperamos que os processos corram mais rapidamente, agilizando todo o atendimento da população. Outro benefício é o desafogamento da Justiça e a manutenção dos direitos do consumidor”, acrescenta.

Em fevereiro, deverá acontecer a capacitação dos servidores que atuaram no Procon municipal através do Procon estadual. “Os servidores atuaram no Procon estadual a partir da primeira semana de fevereiro, para aprenderem sobre o funcionamento do órgão e continuaram no treinamento até a inauguração do Procon municipal”, explica o secretário. A instituição contará com 4 cargos comissionados e seis servidores concursados pela prefeitura.

O atendimento seguirá o modelo do Procon estadual. A população poderá seguir até a sede da instituição, que ficará localizada no prédio da antiga sede da SDU Leste, próximo ao balão do São Cristóvão, e apresentar suas demandas. A data da inauguração faz uma homenagem ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES