Procura por academias reduz 30% no início de 2021

Para atrair clientes, academias se adaptaram à nova realidade, adotando medidas para garantir segurança e promover o bem-estar dos alunos

Atividade física - Foto: Rhoney Carvalho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Orientações para atividades físicas em casa (Divulgação/Diego Aguiar)

Início de ano é época de movimentação nas academias. Rotineiramente, o setor apresenta grande número de praticantes que aderem às atividades físicas. Há alguns meses, as academias voltaram a abrir as portas em todo Piauí e a receber alunos. Mas com o cancelamento do Carnaval e com a pandemia, as unidades registraram pequeno aumento no número de matrículas de novos alunos nos dois últimos meses.

Em uma academia no Mocambinho I, o gestor e personal Rhoney Carvalho explica que o número de frequentadores ainda é menor em relação ao mesmo período do ano passado.  

“O movimento neste começo de 2021 está 30% abaixo do registrado no ano passado. Algumas academias sofreram mais e outras menos. As que sofreram menos foram aquelas que se adaptaram ao novo perfil do consumidor que quer um local de treino alegre, dinâmico e seguro”, afirmou.  

Antes, os primeiros meses do ano eram os mais movimentados nas academias, pois muita gente buscava recuperar a forma. Agora, a maior procura nesse período, segundo Rhoney Carvalho, vem do público que despertou para a importância da prática da atividade física na pandemia.

“A quantidade de pessoas que retornaram ainda é pequena, mas teve uma mudança significativa no público. A terceira idade ainda não voltou, já os jovens estão frequentando mais. Eles perceberam que devem cuidar da saúde, entrar em forma e muita gente procurou isso em busca desse bem-estar e qualidade de vida”, detalhou o personal.  

A situação é a mesma em outra academia da cidade. Conforme mostra a educadora física e proprietária de uma academia no Bela Vista, zona Sul de Teresina, Dinair Lima, os primeiros meses do ano eram os mais movimentados, com muita gente querendo entrar em forma.

“Houve uma redução nas matrículas em relação ao começo do ano passado. Recebemos 30 novos alunos até este mês, mas em relação ao final de 2020, melhorou um pouco”, apontou.  Quem frequenta fica até uma hora, que é o tempo máximo de permanência no ambiente fechado.

Mudanças para garantir segurança

As academias seguem as normas sanitárias definidas nos decretos governamentais para evitar a propagação do coronavírus. Com isso, os proprietários passaram a se preocupar ainda mais com a saúde dos frequentadores.

“Tomamos todas as medidas de distanciamento, afastamos e até retiramos 11 aparelhos para dar mais espaço, utilizamos borrifadores e perflex para higienização individual e mantemos uma ventilação do ar. Tornamos a academia um ambiente seguro para tentar evitar os males que a covid-19 pode trazer”, esclarece Rhoney Carvalho.

Procura por atividades físicas em casa volta a crescer

Muitas pessoas deixaram de ir para as academias ou treinar em ambientes fechados, receosos de se exercitarem em locais com aglomerações. Preocupados com a saúde, uma possibilidade de manter os exercícios foi a possibilidade de treinar em casa. Um levantamento do Valor Investe revela que houve uma explosão nas vendas de itens como colchonetes, cordas e halteres durante o isolamento.  

O personal trainer Diego Aguiar comenta sobre a adesão de seus alunos ao formato de atividades dentro de casa. Ele conta que adaptou os treinos de seus clientes para o formato on-line.   

“Nele, o profissional pode realizar o atendimento à distância. Após uma análise detalhada das necessidades, preferências, pontos fortes e as dificuldades de cada um serão elaboradas as sequências de exercícios. Este processo é totalmente personalizado, adaptando os materiais que os alunos possuem em casa como cadeiras, mochilas, quilos de alimentos e cabo de vassoura”, disse o personal.

Com a pandemia, muitas pessoas preferem se exercitar em casa. Diego explica que o treinamento personalizado costuma gerar melhores resultados. “Sem dúvidas, quem se exercita com personal trainer tem o suporte necessário para realizar os exercícios corretamente, prevenindo lesões por má postura ou execução incorreta de movimentos. A intensidade e o volume dos treinos serão desenvolvidos conforme a condição física e os objetivos que o indivíduo pretende alcançar, nunca excedendo o não recomendável. Vale lembrar que a saúde deve vir antes da estética. Muitos especialistas, inclusive, definem a Covid-19 como sendo uma sindemia, ou seja, uma enfermidade que afeta cada indivíduo partindo não somente do contexto social ao qual ele está inserido, mas também de uma perspectiva de saúde. Em outras palavras, o vírus tende a ser mais danoso em pessoas que estão nos chamados fatores de risco, e o sedentarismo é um exemplo", afirma o profissional, defendendo que a atividade física com acompanhamento do especialista tem melhor qualidade.

O especialista defende a importância da prática de atividades físicas nesses tempos porque melhora a saúde mental e previne outros males.  “É cientificamente comprovado que manter a prática regular de atividade física melhora o sistema imunológico e contribui para a prevenção, controle e tratamento de diversas doenças. Além disso, essa parceria pode oferecer benefícios psicológicos, promovendo a sensação de bem-estar. Este é um fator importante a ser observado, uma vez que as limitações impostas pelo vírus tendem a gerar estresse. O treino on-line tem como finalidade ser uma prática criativa e inovadora e pode ser uma excelente ferramenta na promoção de saúde neste período de disseminação do novo coronavírus. As vantagens valem para pessoas das mais diversas idades. Então, afaste os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar”, conclui. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES