Procura por coleta seletiva quase dobra em Teresina

Condomínios também aderem à separação de recicláveis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Separar materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, papel, latinhas e tantos outros, do que é resíduo que servirá apenas para descarte. É essa lógica que vigora quanto o assunto é coleta seletiva. Em Teresina, por meio da utilização de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), a população tem mostrado participação para a iniciativa socioambiental. Em um comparativo com o primeiro trimestre de 2015, dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) mostram que a coleta seletiva cresceu 42% na capital do Piauí.

Os Pontos recebem, em média, 40 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. Teresina conta com nove PEVs e cinco “PEVinhos”, que possuem capacidade menor. Os contentores são identificados pela cor e pelo tipo de material que cada um pode receber, a fim de facilitar a coleta seletiva. O vermelho para plástico, o verde para vidro, o azul para papel e o amarelo para metais.

“A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta, porque desvia parte dos resíduos sólidos gerados, da disposição em aterros sanitários e lixões irregulares, para que possam ser reciclados. A utilização dos PEVs é uma atitude de conscientização ecológica”, explica a coordenadora de Limpeza Pública da Semduh, Lílian Guimarães.

O crescimento pela utilização dos Pontos é, em grande parte, graças ao cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A Prefeitura de Teresina deixou de coletar e transportar os resíduos de grandes geradores de lixo da cidade, caracterizados como os estabelecimentos que produzem acima de 60 quilos de lixo diariamente, podendo ser shoppings, restaurantes, bares e demais empreendimentos.

 É por isso que o gerenciamento adequado de resíduos traz economia para empresas e repartições, uma vez que proporciona a redução de resíduos descartados. Com o devido gerenciamento, surge a conhecida política dos 3Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem.

“O espírito da lei é promover a reciclagem. Temos alertado aos estabelecimentos que se eles tirarem os produtos recicláveis do que produzem isso já diminui no peso. E nós percebemos que a partir do momento que eles viram que isso era o melhor para eles, a reciclagem começou a ser feita ainda com maior frequência. É um trabalho também de conscientizar que essa seleção deve acontecer. Hoje, acreditamos que o número de materiais reciclados é talvez o dobro que gerenciamos, porque muitos estabelecimentos fazem isso por conta própria”, finaliza Lílian Guimarães.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES