Procurador-Geral do Piauí participa de encontro do Consórcio Nordeste

Sob nova presidência, acontece, hoje em João Pessoa (PB), a primeira reunião do ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Consórcio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sob nova presidência, acontece, nesta sexta-feira (20), em João Pessoa (PB), a primeira reunião do ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O governador da Paraíba, João Azevedo, que assumiu o posto de Estado-Líder da instituição, em dezembro de 2022, vai reunir todos os demais governadores da região, entre eles o piauiense Rafael Fonteles, para discutir pautas conjuntas que serão apresentadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 27 de janeiro.

O encontro ocorrerá no Centro de Convenções, da capital paraibana. O Procurador-Geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior, está acompanhando o governador no evento. Porém, ainda nesta quinta-feira, ocorreu uma reunião virtual entre procuradores gerais dos nove estados do Nordeste, onde foram destacadas a importância de alinhamento de projetos em andamento, além da discussão de novas pautas a serem iniciados no âmbito dos Estados consorciados. 

“A entidade tem buscado compartilhar investimentos e soluções  para projetos integradores em diversas áreas, como de desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, e para isso é preciso ter uma integração entre as procuradorias gerais”, disse Pierot, lembrando que na época em que o Piauí esteve na presidência da entidade, o Consórcio ganhou bastante destaque, em âmbito nacional, nas discussões sobre as vacinas contra a Covid-19 e pautas que envolveram a pandemia.

Em 2021, quando o Piauí esteve como Estado-Lider, tendo como presidente o então governador Wellington Dias. a PGE/PI ficou responsável pela assessoria jurídica do Consórcio. “Durante esse período, a instituição teve forte atuação na árdua luta contra o negacionismo e contra certas tentativas de enfraquecimento das medidas sanitárias de combate à pandemia. O coeso grupo político criado pelos Governadores, liderados pelo Piauí, se fortaleceu e foi se tornando verdadeiro centro nacional de defesa da ciência, da saúde e da vida de todos os brasileiros”, afirmou Paulo Cardoso, Procurador do Estado do Piauí com atuação nas demandas do Consórcio Nordeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES