Prodater desenvolve aplicativo para ajudar gestantes de Teresina

O aplicativo está sendo desenvolvido pela Empresa Teresinense

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está em processo de desenvolvimento um aplicativo para sistemas Android e iOS que pretende auxiliar as mães de Teresina. O Meu Bebê conterá informações sobre a gestação, sintomas, localização das Unidades Básicas de Saúde do município para atendimento, vacinas e exames necessários em cada etapa do pré-natal e também do pós-parto.

O aplicativo está sendo desenvolvido pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados - Prodater, que é responsável pelo setor de tecnologia da Prefeitura de Teresina. Segundo o presidente da instituição, Eduardo Aguiar, o Meu Bebê monitora e orienta a rotina de gestantes e de bebês de acordo com o sistema de saúde público. "As mães não perderão mais consultas importantes porque o aplicativo vai informar as datas", explica.

O Meu Bebê está previsto para ser lançado em outubro de 2018 e estará disponível para download gratuito. Além das informações básicas da gestação, o aplicativo ainda orienta no pós-parto. Ele faz um link com o projeto Mãe Teresinense, destinado a famílias carentes, que garante o transporte gratuito de mãe e bebê da maternidade para casa, aciona alarmes sobre vacinas do bebê, exames (testes do pezinho, da orelhinha, do coraçaõzinho e do olhinho), direciona a realização de visitas domiciliares de profissionais de saúde à casa da família e faz recomendações. 

"Nós já estamos em fase final do desenvolvimento do aplicativo. É uma forma também da Prefeitura acompanhar todo o período de gestação até o período após o nascimento com o acompanhamento do bebê. A partir do momento em que a gestante se cadastra, as informações contidas no sistema de informática da saúde da Prefeitura, essas informações são repassadas para a gestante e ela vai poder ter uma boa gestação. Ela recebe a data provável do parto, datas das consultas, um check list com os exames necessários e as datas com o alerta para que ela não esqueca e também no pós-parto as datas de visitas dos profissionais de saúde. A ideia do aplicativo veio do plano de governo do prefeito Firmino Filho e a expectativa da Prefeitura é que esse aplicativo seja uma ferramenta para melhorar o acompanhamento da saúde dessas mães e seus bebês", finaliza Eduardo Aguiar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES