Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio

Gorete Canivete“ e “Comigo Não Se Pode” estão entre os filmes que serão apresentados no evento que celebra trabalhos audiovisuais.

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+ está se preparando para mais uma edição cheia de diversidade e histórias inspiradoras. Este ano, o evento conta com a participação de dois filmes piauienses, "Gorete Canivete" e “Comigo Não Se Pode”, duas produções que representam a força do audiovisual do Piauí.

“Essa dobradinha especial visa dar nome à representatividade da produção audiovisual piauiense. É uma alegria o pós-mês da diversidade ser coroado com exibição de filmes piauienses, e isso é só o começo", contou o jornalista Rivanildo Feitosa, diretor do curta-metragem "Gorete Canivete", que mostra o lado artístico do feirante Gregório Amaro da Silva, figura popular em Teresina. 

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio (Foto: Divulgação)Além desses filmes, outro destaque é a presença da personagem piauiense Chandelly no filme "As Afeminadas", uma produção brasiliense. A personagem Chandelly acrescenta um toque especial ao filme que aborda questões relacionadas à diversidade e à luta contra a violência doméstica.

O Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+ é conhecido por sua dedicação em promover a visibilidade e a representatividade da comunidade LGBTQIA+. 

Neste ano, foram selecionados um total de 80 filmes, sendo 14 longas-metragens e 66 curtas-metragens. Entre os curtas, 35 são brasileiros e 31 são produções internacionais, vindas de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Chipre, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guiana, Israel, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suíça, Taiwan e Vietnã.

Uma das novidades deste ano é a presença de filmes que retratam personagens LGBTQIA+ maduros, com o intuito de quebrar estereótipos e promover a visibilidade e diversidade dentro da comunidade. 

“Os filmes serão exibidos em diversas mostras, incluindo a competição de curtas, curtas cariocas, curtas espanhóis e um especial online com duas séries. Neste ano, destacamos duas produções piauienses: "Comigo Num Se Pode", dirigido por Tassia Araújo, que terá sua estreia em terras cariocas, e o curta-metragem "Gorete Canivete", dirigido por Rivanildo Feitosa. Ambos os diretores estarão presentes no Rio de Janeiro, e os filmes serão exibidos no Estação, um cinema tradicional da cidade carioca”, disse Alex Melo, curador do festival Rio LGBTQIA+.

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio (Foto: Divulgação)O festival acontece de 6 a 12 de julho de 2023 em diversos locais no Rio de Janeiro, incluindo o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação e Instituto Cervantes.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES