Produtores comemoram aumento da produtividade da soja

A área cultivada com soja no Piauí passou de 565 mil hectares.

Os produtores de grãos do distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, região sul do estado, comemoram o expressivo aumento da produtividade na 10º Exposoja, um evento que marca a colheita da safra 2017 e que se transformou em uma grande exposição de tecnologia, de 11 a 13 de maio. O governador Wellington Dias esteve presente no evento na última sexta-feira (12), momento em que visitou a exposição, parabenizou a persistência dos produtores e também anunciou obras para a região.

A área cultivada com soja no Piauí passou de 565 mil hectares, em 2015/2016, para mais de 680 mil hectares, neste ano, alta de 21%. Já a produtividade, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), teve um incremento de um ano para o outro impressionante.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra Branca, Enéas Bovino, a regularidade das chuvas aliada à tecnologia e à persistência do homem do campo contribuíram para o expressivo desenvolvimento da lavouras. “Passamos por períodos difíceis no qual a safra chegou a ser entre oito e dez sacas por hectare. E esse ano, conseguimos dar a volta por cima e já se fala em 50 sacas por hectare. Precisamos lembrar da persistência e da garra desses homens e mulheres que não se deixaram abater e que segue com essa força que tem o sangue do agricultor”, disse.

Na oportunidade, Wellington Dias falou da importância do desenvolvimento do estado do Piauí e do aumento do PIB (Produto Interno Bruto), proporcionado pela produção de grão da região sul e disse que o Governo do Estado está trabalhando para dar mais qualidade de vida para as pessoas que habitam aquela região. Dias visitou as obras da construção da PI 391, que será uma importante ligação para a região de Santa Rosa e que somada as obras de construção da Transnordestina facilitará o escoamento da produção.

Wellington Dias também anunciou que já procurou a diretoria da Eletrobras Piauí para que, em parceria com o Estado, possam levar energia elétrica de qualidade. Disse ainda que a Secretaria de Educação irá reformar a escola de ensino médio e implantar a Universidade Aberta do Brasil. “Fico muito feliz em ver o desenvolvimento chegando e queremos seguir trabalhando para acelerar este desenvolvimento. Hoje, vi aqui na Exposoja, um jovem de 22 anos que se formou no Instituto Federal assinar um contrato junto a uma instituição financeira para investir em sua propriedade. É isso que queremos, que as pessoas não precisem sair das suas comunidades, mas que elas possam se qualificar e ser melhores naquilo que fazem e ajudar a construir um Piauí mais desenvolvido. Quero parabenizar cada agricultor seja de pequeno ou grande porte, por ajudar a colocar o alimento na mesa das pessoas”, disse.

Fonte: Com informações do Portal do Governo
logomarca do portal meionorte..com