Produtores do cerrado acionam DER e Governo Federal após estrada romper

O problema das estradas se agrava exatamente no ano em que Piauí obteve aumento de produção acima da média na área plantada

Produtores do cerrado acionam DER e Governo Federal após estrada romper | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O volume intenso de chuvas que tem caído no sul do Piauí, especialmente na região de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves cortou um dos principais acessos de estrada da população e do escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense, a PI-247. Diante da calamidade, que pode levar a grandes perdas, a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí) já acionou o Governo do Estado, através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí) e o Ministério da Infraestrutura, através Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI).

O problema das estradas se agrava exatamente no ano em que Piauí obteve aumento de área plantada acima da média nacional, crescimento de 7%. A expectativa é de 3 milhões de toneladas somente de soja e um total de 5,6 milhões de grãos. Segundo o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, as condições de chuva são boas para o campo, mas não para a logística do transporte da safra recorde, tendo em vista que os problemas de infraestrutura da região perduram há mais de 20 anos. 

Imagem: Reprodução/WhatsApp

“Já acionamos os órgãos estaduais e do Governo Federal, também, porque esta é uma das estradas incluídas na questão da federalização e a recuperação dos trechos é urgente sob risco de perdas na nossa safra”, afirma.  Nos últimos dias a situação se agravou com o grande volume de chuvas que causou o rompimento da rodovia (PI-247) que liga os municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. O volume de chuva também causou cheia do rio Parnaíba na região, deixando várias famílias desabrigadas na cidade de Uruçuí.

Foto: Neto Fotografia

Segundo o Superintendente do DNIT-PI, Ribamar Bastos, a Superintendência irá iniciar a instalação de uma ponte provisória móvel, através do BEC (Exército Brasileiro), em até 48 horas. O Governado do Estado, através do DER-PI, comprometeu-se em arcar com as despesas de transporte, montagem e operação da ponte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES