Produtores do NE participam de feira sobre tecnologia e inovação no Piauí

A Agro Inov Tech reuniu em Picos produtores da cajucultura e apicultura e criadores de ovinos e caprinos

Avalie a matéria:
Produtores do NE participam de feira sobre tecnologia e inovação no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtores de várias regiões do Piauí e do Nordeste participaram, na quinta (16), sexta-feira (17) e sábado (18), da Feira Agro Inov Tech, na cidade de Picos. Eles acompanharam palestras, exposições e atividades culturais em torno das cadeias produtivas da cajucultura, apicultura e criação de ovinos e caprinos. Tanto as cadeias produtivas como o evento recebem o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Para o superintendente de Apoio às Cadeias Produtivas da SAF, Simão Oliveira, a feira é uma oportunidade de troca de experiências e de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado voltados para a cultura do mel, caju e a criação de caprinos e ovinos, principalmente por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA).

Produtores do NE participam de feira sobre tecnologia e inovação no Piauí - Foto: Ascom

“É uma feira que apresenta alternativas em tecnologia e inovação, especialmente nas áreas da cajucultura, apicultura e criação ovinos e caprinos. O Governo do Piauí, por meio da SAF, é um dos patrocinadores do evento e montou aqui um estande para apresentar as ações de fomento a essas cadeias produtivas. O Piauí é um estado de muito potencial e pode crescer ainda mais com gestão, capacitação e tecnologia, esse é o propósito do evento”, comenta Simão. 

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Economia, no ano de 2021, o Piauí foi responsável pela produção de 31,7% de todo o mel exportado pelo país durante o primeiro bimestre do ano. Dentre os principais destinos do mel piauiense, estão os Estados Unidos, Europa, Ásia e África.

“O Piauí é um dos maiores exportadores de mel do Brasil e o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) tem grande contribuição nesse resultado. Foram investidos R$ 12,5 milhões em 40 projetos de apicultura no Piauí, além da realização de cursos de formação, manejo e aperfeiçoamento. O PVSA também desenvolveu projetos produtivos de caprinos e ovinos, levando conhecimento e apoio, principalmente para as populações mais pobres. Isso gera renda e fortalece as cadeias produtivas”, comemora o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES