Produtores esperam repasse da produção há três meses

Agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos entregaram a produção entre os meses de julho e setembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O representante dos agricultores familiares da comunidade Campestre Sul, no município de Nazária, Antônio Cornélio, afirmou que os produtores da região estão aguardando desde outubro aos repasses referentes à venda da produção agrícola para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Antônio Cornélio afirmou que os 4.986 agricultores cadastrados no programa entregaram a produção entre os meses de julho e setembro de 2013 e desde então esperam pelo pagamento.

?Deveríamos ter recebido o pagamento até o mês de outubro, principalmente aqueles que já possuem o cartão próprio do programa, como eu e onde o pagamento é debitado automaticamente.

Eu mesmo tenho cerca de R$ 4 mil para receber e todos os agricultores já estão começando uma nova safra sem receber o pagamento da anterior?, reclamou o agricultor Antônio Cornélio.

Melancia, maxixe, quiabo, feijão e batata foram alguns alimentos fornecidos por produtores de Nazária ao Ministério do Desenvolvimento Social. Em todo o Piauí, são 4986 agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destes, apenas 212 possuem o cartão magnético para receber pagamentos automaticamente, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O Programa já alcança 174 municípios piauienses e direciona R$18.126.000,00 em recursos para o estado.

O Programa de Aquisição de Alimentos promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e visa fortalecer a relevância da agricultura familiar.

A coordenadora do PAA no Piauí, Clarecinda Jesuíno, explicou que a responsabilidade de pagamento é do Ministério do Desenvolvimento Social e que os valores são repassados através do cartão magnético que é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o Banco do Brasil.

?Todo o pagamento é feito através do MDS e a SDR faz apenas a operacionalização, entretanto já foi solicitado o comando de pagamento para os agricultores que possuem o cartão magnético no dia 03 de dezembro?, disse a coordenadora do PAA no Piauí.

Buscamos um posicionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, mas até o momento do fechamento da matéria não obtivemos retorno positivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES