Professor da UFPI denuncia site que vende fósseis retirados do Nordeste

Segundo ele, cerca de 214 fósseis de insetos, que viveram no período dos dinossauros no Nordeste, estão sendo vendidos, de maneira ilegal.

Professor da UFPI denuncia site que vende fósseis retirados do Nordeste | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O arcevo histórico da época dos dinossauros na região do Nordeste está sendo violado. É o que denuncia o paleontólogo Juan Cisneros, professor e pesquisador da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Segundo ele, cerca de 214 fósseis de insetos que viveram nesse período no Nordeste estão sendo vendidos, de maneira ilegal, por um site norte-americano. 

O MPF (Ministério Público Federal) foi acionado pelo professor e investiga o caso. Se comprovado o comércio ilegal, a Justiça dos Estados Unidos será acionada para a devida apreensão e devolução dos fósseis ao território brasileiro. O pesquisador piauiense fez a denúncia em seu perfil nas redes sociais e explicou sobre o tipo de material violado. 

Professor da UFPI denuncia site que vende fósseis retirados do Nordeste- Foto: Reprodução/Redes sociais

"Os fósseis anunciados por esta loja são do Período Cretáceo, encontrados na Chapada do Araripe, região situada entre Ceará, Pernambuco e Piauí. Mesma região onde foi encontrado o dinossauro "Ubirajara jubatus", contrabandeado para Alemanha. São vendidos a preços absurdos", disse.

Uma lei de 1942 determina a proibição do envio ao exterior de fósseis brasileiros, classificando todos eles como propriedade da União. Qualquer peça enviada após a data é considerada contrabando de material paleontológico. O professor piauiense explica que sua exportação é controlada, para fins científicos, mas que a sua venda é ilegal. 

"São centenas de fósseis brasileiros sendo vendidos por eles. A única maneira destes fósseis terem saído legalmente do Brasil seria antes de 1942. Vou ter que acreditar que eles vieram fazer uma escavação em 1941, escutando Glenn Miller???", ironizou o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES