Professor universitário ensina homofobia e alunos se retiram da sala de aula

A informação foi confirmada pela assessoria da instituição, que afirmou estar apurando a situação, mas ainda não ter aberto processo administrativo para investigação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu, nesta semana, mais um pedido de apuração contra atos preconceitusos em campus da instituição. Após denúncias recentes sobre racismo e sexismo, desta vez, alunos e professores apontam um caso de homofobia ocorrido dentro de sala de aula, na Faculdade de Direito. A informação foi confirmada pela assessoria da instituição, que afirmou estar apurando a situação, mas ainda não ter aberto processo administrativo para investigação.


Conforme postagem feita no perfil do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) no Facebook, o professor José Marcos Rodrigues Vieira teria dito em aula para alunos do 5º período, no dia 23 de março: “graças a Deus existe um pouco de heterossexualidade no Direito”. A frase teria a intenção de condenar a homossexualidade, segundo petição. Ele ainda criticou a cena protagonizada pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na telenovela “Babilônia”, da TV Globo. O folhetim também foi alvo de críticas de grupos religiosos contrários à união homoafetiva, no mês de março.

Contrários às declarações, muitos alunos se retiraram da sala de aula e foram chamados de “vagabundos”, conforme detalha a petição, por “estarem supostamente despreocupados com aquilo que ele ensinava". Uma das alunas presentes também teria se manifestado contra a citação nas redes sociais e, no dia 26 do mesmo mês, o assunto voltou a ser pauta em sala. O professor teria se mostrado insatisfeito com as declarações feitas.

O portal tenta contato com o professor José Marcos Rodrigues Vieira para comentar a denúncia dos alunos.

Em nota, o CAAP repudiou a atitude do professor. “Acreditamos que é necessário romper com a tradição de silenciamento institucional das opressões cotidianamente perpetradas na Faculdade. Atos homofóbicos como o do Professor José Marcos Vieira, mascarados como inocentes opiniões pessoais, são extremamente violentos porque contribuem para a inferiorização social da população LGBT. Isso é inaceitável não só porque se trata do contexto de uma Universidade Pública, que deve respeitar a diversidade, mas, sobretudo, porque estamos num país que ostenta índices recordes de violência física e moral contra gays, lésbicas, travestis e transexuais”, afirmaram representantes do Centro Acadêmico Afonso Pena.

Ainda de acordo com o CAAP, alguns alunos avaliam pedir o trancamento da disciplina ministrada pelo professor. O centro informou que o catedrático continua dando aulas normalmente, mas o clima é de tensão entre os estudantes.

Reclamações foram levadas ao diretor da Faculdade de Direito, professor Fernando Gonzaga Jayme, que teria evitado questionamentos ao professor, e indicado que a aluna se retratasse pelas manifestações feitas contra a afirmação de Rodrigues. Ao sugerirem o afastamento de Rodrigues e insistirem na apuração dos fatos, os alunos teriam ouvido de Jayme que, mesmo que ele indicasse a abertura de um processo administrativo, ele mesmo teria condições de manipular as investigaçõs, de forma a beneficiar o colega docente.

A petição foi assinado pelo próprio CAAP, pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciências do Estado (Cace), ministrado também da Faculdade de Direito, e cinco professores da universidade. Um deles, o professor Marcelo Maciel Ramos, também disse em nota que “a manifestação de desapreço, no exercício de uma função pública como a docência, a um grupo minoritário e vulnerável ofende não só os alunos para os quais o discurso se dirigiu. Ela ofende, discrimina e inferioriza alunos, professores e servidores técnicos homossexuais. Ela ofende alunos, professores e servidores técnicos heterossexuais comprometidos com a defesa da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana. Ela ofende a própria dignidade universitária e os fundamentos do Estado de Direito”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES