Professores ameçam greve na UFPI

Professores ameçam greve na UFPI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os docentes da Universidade Federal do Piau? - UFPI aguardam com expectativa o resultado da terceira reuni?o entre integrantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Institui?es de Ensino Superior (Andes) com representantes do Minist?rio do Planejamento (MPOG) e Minist?rio da Educa??o (MEC). Nas duas reuni?es j? realizadas, os professores n?o tiveram sua pauta de reivindica?es atendida e ainda receberam a informa??o de que o governo n?o disp?e de recursos financeiros para conceder reajuste salarial neste ano. Assembl?ia Geral no PIau? est? marcada para o dia 18, na Adufpi.

Sem reajustes dignos nos sal?rios h? mais de 10 anos, o que gerou ac?mulo de mais de 150% de perdas salariais e ainda a possibilidade de congelamento de sal?rios, em proposta contida no Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC), 17 universidades federais j? deliberaram por indicativo de greve.

O presidente da Associa??o dos Docentes da UFPI ? ADUFPI, Francisco Cardoso, disse que em todas as Associa?es de Docentes (ADs) a insatisfa??o com a falta de negocia??o com o governo ? geral. ?Se o governo disser ?n?o?, mais uma vez, ? certo que o Andes vai deliberar para que haja uma greve geral das federais em todo o Brasil?, informou. No Piau?, a ADUFPI j? definiu data para Assembl?ia geral com a categoria. Ser? no pr?ximo dia 18 de setembro, a partir das 16h30. O principal ponto de pauta: vota??o para indicativo de greve com data. "Vamos apenas aguardar a Reuni?o do Setor das Federais, nos dias 14 e 15, em Bras?lia, para sabermos os encaminhamentos em n?vel nacioanal", esclareceu Cardoso.

O Andes j? encaminhou ?s ADs que paralisem suas atividades no pr?ximo dia 13 de setembro. A data ser? de vig?lia em todas as institui?es, por conta da reuni?o decisiva com o Governo. "Nos ?ltimos dois encontros que tivemos o governo n?o apresentou nada. Eles ficaram de se pronunciar e eventualmente apresentar uma contra-proposta ? nossa pauta. Se isso n?o ocorrer, n?o ser? poss?vel termos uma negocia??o e, conseq?entemente, teremos que recorrer a greve. Vamos esperar e se nada acontecer, devemos paralisar nossas atividades ainda na ?ltima semana deste m?s", disse o presidente do Andes, Paulo Rizzo.

A pauta de reivindica?es do Andes inclui - al?m da quest?o salarial - a luta contra a precariza??o do trabalho docente; a defesa da educa??o p?blica; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extens?o e a abertura imediata de concurso p?blico. O sindicato tamb?m n?o concorda e pede a revoga??o de duas medidas do governo.

A primeira cr?tica ? em rela??o ao Programa de Apoio a Planos de Reestrutura??o e Expans?o das Universidades Federais (Reuni) - criado atrav?s do decreto 6.096, de 24 de abril deste ano. O objetivo, segundo o governo, seria de criar condi?es para a amplia??o do acesso e perman?ncia na educa??o superior, no n?vel de gradua??o, pelo melhor aproveitamento da estrutura f?sica e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

No pr?ximo dia 15, o Setor das Institui?es Federais de Ensino Superior (Ifes) do Andes voltar? a se reunir para avaliar os resultados do encontro com o secret?rio de Recursos Humanos do Minist?rio do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, e das assembl?ias realizadas nas se?es sindicais. Ap?s avaliarem o contexto de todos os encontros, o sindicalistas ir?o definir o desfecho da mobiliza??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES