Professores avaliam motivos de redações zeradas no Enem

Em contrapartida, apenas 250 candidatos alcançaram nota mil na redação, isto é, a nota máxima possível e 35 mil estudantes pontuaram notas entre 901 e 999.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (15) DO JORNAL MEIO NORTE

Dentre os 6,1 milhões de candidatos que realizaram as provas do Enem 2014, mais de 529 mil alunos obtiveram nota zero na redação e apenas 250 estudantes atingiram a pontuação máxima, isso em nível nacional, tais dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) na terça-feira, 13, em que foi apresentado o balanço final do Enem nesta edição.

De acordo com o Mec, realizaram o exame 6.193.565 candidatos, o que corresponde a 71% do total de 8.721.946 inscrições feitas. Entre os alunos que participaram, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova, o que representa 8,5% dos candidatos, deste total, 248.471 estudantes tiveram redações foram anuladas. Em contrapartida, apenas 250 candidatos alcançaram nota mil na redação, isto é, a nota máxima possível e 35 mil estudantes pontuaram notas entre 901 e 999.

Com esses resultados, professores avaliaram o desempenho de candidatos e garantem que apesar da correção das redações ter tido maior rigor por parte do Mec, a problemática maior está na falta do habito de leitura e escrita dos alunos.

Dentre os profissionais consultados, está Alex Romero, professor de linguagens, que aponta tema pouco discutido socialmente e a falta de leitura e escrita por alunos como os fatores que contribuíram para que candidatos obtivessem nota zero na redação.

“Tem algumas situações que contribuíram para que essas redações fossem zeradas, dentre elas está a falta de leitura por parte dos alunos e o tema da redação foi um tanto complexo, houve discussão mas não com tanta intensidade. Isso fez com que aqueles alunos que fazem a “arte do improviso” não obtivessem bons resultados. Porque são justamente esses alunos que não se preparam, têm preguiça de ler e escrever e querem adivinhar o tema da redação, por isso se surpreenderam com este tema”, explica Alex Romero.

Confira sua nota no Enem.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES