Professores da Uespi vão fazer paralisação no dia 23 de maio; confira!

Daniel Solon lembra que atualmente o professor inicial na UESPI ganha abaixo do piso da Lei do Magistério

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participaram de reunião com Secretario de Administração do Estado, Paulo Ivan, na última quarta-feira (16), e sem muitas perspectivas decidiram por paralisação no dia 23 com assembleia e indicativo de greve.

Para do Professor Daniel Solon, diretor de comunicação da ADCESP(Associação dos Docentes da UESPI), é o momento de pressionar o governo, já que as reuniões não tem dado resposta.

Segundo a categoria, a proposta foi encaminhada ainda em março, mas o governo alega que deve fazer o estudo da Lei de responsabilidade fiscal. A proposta encaminhada em março apontava o salário mínimo do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) calculado em R$ 2.324,00.

Daniel Solon lembra que atualmente o professor inicial na UESPI ganha abaixo do piso da Lei do Magistério, que é de R$ 1451 reais, ganhando até menos que professores sem graduação superior da rede básica. ?Isso faz com que os professores abandonem a universidade por oportunidades de emprego melhores?, conta.

A professora Lucineide Barros, também diretora do Sindicato argumenta que para além de salário é preciso observar a situação precária da universidade, principalmente no interior. A professora conta a experiência da Caravana realizada na última semana, por professores e estudantes nos campus da região norte.

?A situação em Piracuruca, por exemplo é lamentável. As pessoas falam em fechamento dos cursos presenciais, para passar a ofertar apenas os cursos de ensino à distância. Além disso, se nos campus de Teresina temos dificuldades com falta de professores no interior é ainda pior.

Em muitos campus os cursos só começaram a funcionar há uma semana, por falta de professor, já que os substitutos foram demitidos e o chamado para os concursados teve uma grande demora?, desabafa Lucineide.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES