Professores de Caxias (MA) entram em discussão com prefeitura sobre abono

Além de não pagar subsídio, prefeitura não estaria abrindo canal de diálogo com a classe

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores da rede pública municipal de ensino de Caxias (MA) cobram da prefeitura o pagamento do tradicional abono, referente a 2018/2019, reajuste salarial e ampliação da segunda jornada. O problema é que,  segundo a categoria, não existe um canal aberto de diálogo com a prefeitura, e o prefeito estaria se recusando a receber a categoria e discutir sobre suas reivindicações.

A situação chama atenção pois no ano passado, primeiro ano de mandato do atual prefeito Fábio Gentil, um episódio semelhante aconteceu entre a prefeitura e os professores da rede municipal de ensino, quando o abono referente a 2017/2018 acabou sendo pago somente após muita discussão entre prefeitura e professores.

Mensagem de professora, em rede social, sobre o não pagamento do abono

Nessa última semana, o Procurador-Geral de Caxias, Adenilson Dias, informou que os abonos dos anos anteriores foram pagos devido a sobras de repasses do ano anterior, o que permitiu o pagamento de R$ 1 mil para cada professor. Neste momento, os cálculos estariam sendo feitos para verificar se existe a possibilidade desse pagamento neste ano. “Se o setor contábil verificar que houve sobra, pode ser que o prefeito venha anunciar um abono".

A lei que legitima o abono determina que o subsídio pode ser pago aos profissionais do magistério da educação básica em efetivo serviço na rede pública quando este não atingir o índice mínimo de 60% dos recursos do fundo destinado a este fim. No entanto, o pagamento não é de caráter obrigatório. O que complica a situação é o fato de que o pagamento do abono foi uma das promessas de Fábio Gentil quando candidato, fato que aumenta a indignação dos professores.

Não foram divulgadas previsões para o final das verificações sobre a possibilidade do pagamento do abono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES