Professores reagem a mudanças na eleição para reitor da Universidade Federal do Piauí

Na proposta os votos dos servidores teriam peso de apenas 15%, enquanto professores ficariam com 70%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores da Universidade Federal do Piau? divulgou na noite desta quinta-feira (06/03) carta de protesto contra o fim da elei??o partid?ria com "pesos" proporcionais para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piau?. Na proposta, apresentada aos conselheiros universit?rios, os votos de estudantes e servidores passariam a ser contados com apenas 15% de "peso" no processo eleitoral e os professores com 70%.

"Entendemos que isto significa um grande retrocesso no processo democr?tico da UFPI, negando uma conquista anterior da comunidade acad?mica. Vale lembrar que a elei??o do pr?prio atual Reitor e Vice deu-se com base no voto parit?rio, onde os segmentos tiveram peso igual (1/3 cada)", disse o pr?-candidato da oposi??o, Prof. Dr. Solimar Oliveira.

A carta tamb?m ? assinada pelo atual vice-reitor, Prof. Nascimento.

Confira ?ntegra da Carta Protesto

? COMUNIDADE UNIVERSIT?RIA E ? SOCIEDADE PIAUIENSE

A Universidade Federal do Piau? est? apreensiva diante da divulga??o da proposta da Reitoria de acabar com a elei??o parit?ria para Reitor e Vice-Reitor.

A proposta foi apresentada aos conselheiros universit?rios nesta quinta-feira, dia 06/3/2008, em convoca??o para que deliberem sobre a mat?ria na pr?xima quarta-feira, dia 12/3/2008. Nela, os segmentos estudantes e servidores t?cnico-administrativos participam apenas com 15% de peso no processo eleitoral cada um, e os professores com 70%.

Entendemos que isto significa um grande retrocesso no processo democr?tico da UFPI, negando uma conquista anterior da comunidade acad?mica. Vale lembrar que a elei??o do pr?prio atual Reitor e Vice deu-se com base no voto parit?rio, onde os segmentos tiveram peso igual (1/3 cada).

Diante de fato pol?tico t?o grave, perguntamos e conclamamos a comunidade universit?ria e a sociedade piauiense ? reflex?o: por que uma gest?o que foi eleita pelo voto parit?rio, cuja posse foi apoiada por todos n?s, tenta impor tamanho retrocesso em preju?zos de estudantes e servidores t?cnico-administrativos e, portanto, da democracia universit?ria?

Queremos participar de um processo democr?tico em que todos os segmentos tenham igual for?a pol?tica. Est?, pois, sob a responsabilidade dos tr?s segmentos (docentes, estudantes e servidores t?cnico-administrativos) a garantia desta conquista e a exig?ncia de que seus representantes no Conselho Universit?rio assumam uma posi??o firme contra o obscurantismo da proposta apresentada pelo atual Reitor.

PROF. DR. SOLIMAR OLIVEIRA LIMA

PROF. ANT?NIO SILVA DO NASCIMENTO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES