Professores recebem formação da Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores do Piauí recebem formação da Olimpíada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores em todos os estados do Brasil. No Piauí, a formação dos multiplicadores das escolas municipais e estaduais iniciou nesta quarta-feira (18), e prossegue por todo o dia de hoje.

O encontro acontece na Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e conta com duas turmas de 40 técnicos cada, dentre professores, coordenadores, secretários municipais de educação, que serão disseminadores locais da formação.

A docente formadora da Olimpíada, professora Shirlei Alves, observa que o evento é muito importante para fomentar o interesse pela língua portuguesa nas escolas públicas. “Desde 2009 estou envolvida com a iniciativa que ajudou muito na evolução do aprendizado de língua portuguesa em nossas escolas, na concepção das linguagens, produção de textos com a realidade local e dos demais saberes. Já conseguimos chegar na final nacional por quatro vezes. O Piauí tem muito potencial”, relata.

A professora de Jatobá do Piauí, Lucirene Oliveira, é uma das participantes da formação avaliando-a como positiva. “Além de orientar o município para engajar os agentes da olimpíada, na formação há uma troca de experiência valiosa que nos mostra a realidade de outras escolas”, destaca.

A formadora de redes de ancoragem da Olimpíada, Denise Oliveira, está no Piauí pela segunda vez e avalia os avanços conseguidos, tanto por iniciativas como a Olimpíada de Língua Portuguesa, como pelas políticas públicas desenvolvidas pela União, estados e municípios.

“O ensino da língua materna tem passado por melhorias nos últimos anos em todo o Brasil e a Olimpíada de Língua Portuguesa é um fator importante desses avanços, mas muito ainda tem que ser feito. Nosso foco é a formação do docente sendo a competitividade uma vertente secundária”, conclui a formadora.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as secretarias municipais de educação compõem esse esforço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES