Professores rejeitam proposta do Governo e decidem manter greve

Os professores defenderam a continuidade do movimento grevista e da pauta de reivindicações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em assembleia geral realizada na tarde de ontem, os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) rejeitaram a nova proposta do governo apresentada na última terça-feira e mantiveram o movimento grevista. Os campi de Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina aprovaram por unanimidade a continuidade da greve.

Os professores defenderam a continuidade do movimento grevista e da pauta de reivindicações proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

No entendimento dos professores, não houve avanço nas negociações com o governo federal, uma vez que a reestruturação da carreira e as melhorias nas condições de trabalho não foram atendidas.

Durante a assembléia, o comando de greve local da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), apresentou a avaliação da proposta do governo, destacando a similaridade com a proposta anteriormente rejeitada na assembleia do dia16.

Greve continua e categoria volta a se reunir dia 1º

Segundo o presidente da ADUFPI, Mário Ângelo, o governo apenas reapresentou a mesma proposta com ínfimas modificações. "O único ponto diferente, de fato, da proposta anterior, é a criação de um grupo de trabalho que tem grandes e perigosas atribuições, como, por exemplo, estabelecer diretrizes para a avaliação de desempenho para fins de progressão, criação de critérios para promoções às classes da carreira de professor federal e promoção de professor titular a serem estabelecidos em regulamento, entre outros", ressaltou o presidente da ADUFPI Mário Ângelo.

Para o professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), José Luciano, o governo apenas apresenta propostas com perspectivas futuras. "A proposta apresentada na última terça-feira pelo Ministério do Planejamento não atende os requisitos básicos da categoria.

A carreira docente precisa de recuperação imediata, uma reestruturação da carreira que atenda todos os níveis de docência", destacou José Luciano.

Os professores que se pronunciaram reforçaram que a greve continue e que o ANDES-SN seja o único representante legítimo da categoria nas mesas de negociação com o governo federal.

Um ato público das categorias dos servidores federais em greve será realizado no próximo dia 31 de julho, na Praça Rio Branco, ás 8h. O professor Geraldo Carvalho, foi escolhido como delegado para se integrar ao Comando Nacional de Greve em Brasília.

A próxima assembleia geral foi marcada para o dia 6 de agosto, após a próxima reunião com o governo que acontecerá no dia 1º de agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES