Docentes da UESPI avaliam proposta de reajuste salarial nesta quarta-feira

A reunião acontecerá amanhã em assembleia onde será discutida se a categoria vai aceitar a proposta do governo de aumento de 50% escalonado em 3 anos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) devem realizar nesta quarta-feira assembleia da categoria para avaliar a proposta do Governo quanto ao aumento salarial da categoria. Os professores aprovaram, em assembleia, contraproposta que foi avaliada pelo secretário de Planejamento e pelo governador do Estado.

A assembleia, segundo a presidente da Associação dos Docentes do Ensino Superior (ADCESP), Lina Santana, terá como tema discutir se a base aceita ou não a proposta do Governo apresentada, que é de aumento de 50% escalonado em três anos. De acordo com a categoria, o sindicato realizou estudo observando os pisos de todas as universidades estaduais do Nordeste, optando por espelhar-se nos salários da universidade estadual de Pernambuco.

A proposta do Governo é que em 2013, reajustados 5% em maio, mais 5% em novembro. Já em 2014, seriam 7,5% em maio, mais 10% em novembro. E por fim, em 2015, seriam 10% em maio e 12,5% em novembro. Para Lina Santana, a proposta apresentada pelo Governo não apresenta grandes modificações quanto ao que já havia apresentado anteriormente, quando a categoria apresentou nova contraproposta.

O professor Daniel Solon conta que recebeu pessoalmente os documentos do governo apresentando sua proposta, e segundo ele é preciso manter aberto o canal de diálogo com o governo. No entanto, o docente alerta que os professores da instituição têm acumulado perdas salariais nos últimos anos e recebem o pior salário inicial entre as universidades estaduais brasileiras.

Segundo Daniel Solon, a defesa de melhores salários para os professores tem também em seu bojo, a defesa pela educação superior pública no estado, sendo a UESPI a única instituição estadual com esta missão. ?A contraproposta da categoria de forma nenhuma representaria ameaça ao equilíbrio financeiro do Estado, que tem o dever de melhor valorizar o trabalho docente?, diz Daniel Solon.

EM DEFESA DA AUTONOMIA - A categoria lembra que o dia 29 de maio será marcado por uma mobilização nacional em defesa das universidades públicas estaduais e municipais (IEES/IMES), convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES SN). Este dia terá como tema o Financiamento e Autonomia das IEES/IMES.

Para marcar a data, a ADCESP realizará debate onde serão convidados o representante nacional do ANDES, administração superior da UESPI e a Secretaria Estadual de Planejamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES