Profissionais da enfermagem do Piauí fazem paralisação por piso salarial

O movimento, que está previsto para ser por 24 horas, não afetará os serviços de urgência e emergência, salas de vacina e afins.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI) anunciou que os profissionais da categoria irão realizar uma paralisação geral nesta quarta-feira (21), em defesa do piso salarial e com o objetivo de exigir que o Congresso Nacional e Governo Federal garantam a fonte de custeio do piso. O movimento está previsto para ser por 24 horas.

Em entrevista ao Meionorte.com, Erick Riccely, presidente do Senatepi, explicou que o ato é uma adesão ao movimento nacional da categoria e 19 municípios do Piauí já estão confirmados até o momento, podendo ser até mais. Ele destaca que a paralisação não afetará os serviços de urgência e emergência, salas de vacina e afins.

Profissionais da enfermagem durante protesto nos desfiles de 7 de Setembro (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

“É uma adesão a paralisação nacional e todos os estados aderiram a esse movimento para poder cobrar o Congresso Nacional que aponte a fonte de custeio do piso salarial. É um movimento pelo piso, mas como forma de pressionar o congresso por esse aporte financeiro e que a gente não fique com a suspensão do nosso piso. Tem 19 municípios apoiando nosso movimento, porque viu que não é uma coisa contra a gestão, mas sim contra a falta de informação da fonte. Apesar do termo ser paralisação, ele não afeta salas de vacina e nem serviço de urgência e emergência, só as demandas programadas. É chamar atenção para o ato, com o apoio da população, sem afetar quem precisa”, explicou. 

Em Teresina, o encontro ocorrerá na frente do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a partir de 8 da manhã. Em nota,  o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) se posicionou e prestou esclarecimentos a cerca do movimento. 

Profissionais da Enfermagem durante protesto nos desfiles de 7 de Setembro (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Veja:

A Constituição Federal, em seu artigo 9º, e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador. O código de Ética da Enfermagem, em seu artigo 44, Capítulo II, estabelece que “será respeitado o direito de greve e, nos casos de movimentos reivindicatórios da categoria, deverão ser prestados os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente”. O Coren-PI reconhece a validade das reivindicações dos profissionais de Enfermagem, em especial a efetivação do piso salarial nacional, e defende a luta pela valorização, reconhecimento e condições adequadas para o exercício profissional.

Importante ressaltar que os Conselhos de Enfermagem não podem atuar em processos trabalhistas, negociações coletivas e ações particulares, assim como não podem convocar, aderir ou incentivar greves, pois a lei não permite. Essa prerrogativa é dos sindicatos, mediante consulta à categoria.

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei nº 7.498/86, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87).

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES