Profissionais de saúde participam de capacitação sobre diabetes

Os que atuam na z. Sul participaram de uma capacitação sobre o tema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem organizado diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o problema do diabetes. Hoje (12), profissionais que atuam na zona Sul participaram de uma capacitação sobre o tema no auditório do hospital do Promorar.

Avaliação do risco do pé diabético como uso do monofilamento (teste para avaliar a sensibilidade protetora da planta do pé e identificar o paciente em risco para ulceração) foi o tema da palestra direcionada aos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF). “A avaliação e acompanhamento do pé diabético é uma forma de evitar a amputação de membros, uma vez que pequenos ferimentos são tratados antes que surjam complicações maiores”, informa Fátima Sousa, diretora Regional de Saúde Sul da FMS.

A experiência no tratamento de feridas do Hospital do Promorar é um exemplo de êxito no combate às complicações do diabetes, e seu caso foi apresentado aos profissionais. Em um segundo momento, eles puderam conhecer a rede de assistência ao portador de diabetes no município, e o trabalho realizado no Centro de Atenção ao Diabético, ambulatório voltado exclusivamente ao problema que fica no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.  

“A atenção básica tem muito a contribuir no controle do diabetes por meio do acompanhamento dos pacientes e prevenção de problemas mais graves”, afirma Fátima Sousa. “Oportunidades para capacitações e trocas de ideias são sempre bem vindas para proporcionar um atendimento cada vez melhor aos portadores deste mal”, completa a diretora.

Diabetes

O Diabetes é uma doença crônica não transmissível, que se caracteriza pela hiperglicemia, a taxa elevada de glicose no sangue.  Embora às vezes assintomático, os portadores do diabetes podem apresentar excesso de fome e sede, urinar muitas vezes por dia, fraqueza, visão turva ou infecções de repetição.

Hoje o diabetes se configura como uma pandemia, tendo mais de sete milhões de portadores apenas no Brasil. Até o momento não existe cura, mas é possível conviver com este mal e com qualidade de vida por meio de uma dieta saudável e apropriada, associada com atividade física e outros cuidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES