Profissionais de saúde recebem capacitação em transtorno mental

Ao todo, 20 profissionais de Teresina foram à São Paulo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá uma capacitação em saúde mental para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da rede de atenção básica do município. O evento será de 11 a 15 de maio, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), de 8h às 12h e de 14h às 18h. Serão 40h de formação e ações educativas.

A capacitação visa transmitir informações técnicas necessárias sobre o manejo clínico do paciente com transtorno mental e pessoas com problemas de uso prejudicial de álcool e outras drogas.

“O objetivo principal dessa capacitação é qualificar profissionais acerca da temática do matriciamento, que se constitui em uma ferramenta de transformação, não só do processo de saúde e doença, mas de toda a realidade dessas equipes profissionais e comunidades”, disse Isabel Karine Silva, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS e coordenadora da capacitação.

Os profissionais matriciadores em saúde mental na atenção primária são psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros de saúde mental, dentre outros.

A capacitação, que acontecerá na próxima semana, faz parte de um projeto mais amplo que a Fundação Municipal de Saúde participa junto ao Ministério da Saúde: Projeto de Percursos Formativos.

“Nós participamos de uma seleção pública, junto ao Ministério da Saúde, e tivemos nosso projeto aprovado. Desde então, todo mês, dois profissionais da rede de saúde mental são enviados a Embu das Artes (SP) para realizar intercâmbio e também promovermos capacitações na área de saúde mental com os profissionais da atenção básica de Teresina”, explica o gerente de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.

Os profissionais que participam do intercâmbio voltam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Ao todo, 20 profissionais de Teresina foram à São Paulo com este fim.

Os recursos para a capacitação dos profissionais na área de saúde mental foram cedidos pelo Ministério da Saúde e somam o total de R$ 296.500,00. O objetivo desse tipo de iniciativa é selecionar profissionais da atenção básica e também profissionais que já atuam em saúde mental e fazer com que eles troquem experiências positivas sobre o tema. “Para que possamos otimizar ainda mais nosso trabalho nessa área”, afirma o gerente de Ações Assistenciais da FMS.

Francisco Pádua enfatiza ainda que Teresina já vem implantando o matriciamento em saúde mental, com acolhimento dos pacientes com transtornos mentais e seus familiares na rede pública de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES