Profissões ligadas aos cuidados com a terceira idade estão em alta

Cuidador de Idosos é uma das áreas que mais ganhou espaço nos últimos anos; qualificação é fundamental na hora da contratação

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados do Ministério do Trabalho, em dez anos, de 2007 a 2017, a atividade de cuidador de idosos teve crescimento de cerca de 550%. Com esses números, lidera o ranking das ocupações que mais ganharam espaço no mercado. Não é difícil entender o motivo quando se lembra que a expectativa de vida no Brasil passou de 54 anos, na década de 60, para 76, em 2018. Os números vão colocar o país na sexta posição dos números índices com a maior quantidades de idosos até 2025. Portanto, à medida que a população envelhece, a necessidade de cuidados especiais aumenta.

A atividade de cuidador, no entanto, nunca foi regulamentada. Em maio de 2019, o Senado aprovou o projeto de lei que normaliza a profissão. Agora só falta a sanção presidencial. Para exercer a função é necessário ter ensino fundamental completo e curso de qualificação na área (com carga horária de 160 horas, pelo menos), idade mínima de 18 anos, e não ter antecedentes criminais.

Números em alta

No ano passado, outras carreiras ligadas ao setor da saúde se destacaram na geração de vagas com carteira assinada. De acordo com o Ministério do Trabalho, foram 46.991 contratações para enfermagem, 38.608 farmacêuticos, 11.884 para médicos clínicos e mais de 10 mil nutricionistas e fisioterapeutas. É um segmento que deve continuar com oportunidades de emprego até o final de 2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES