Programa com enfoque na atenção domiciliar é instituído

O serviço será organizado em três modalidades, de acordo com a complexidade do quadro de saúde do paciente.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina recebe agora um plano de ação que visa a promoção da saúde em casa, de forma humanizada e integrada as redes de atenção à saúde: o Programa de Atenção Domiciliar. A portaria que o institui foi assinada na manhã desta terça-feira (15) pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), João Rodrigues.

O serviço de atenção domiciliar tem como objetivo de reduzir a fragmentação da assistência, por meio de um cuidado centrado nas necessidades do usuário. Isso pode trazer diversos benefícios tanto para o paciente como para a rede de saúde. ?De um lado, amplia a autonomia dos usuários e familiares, fortalecendo seus vínculos para o cuidado à saúde?, explica João Rodrigues. ?De outro, contribui para otimização de leitos hospitalares reduzindo o tempo de permanência e aumentando a rotatividade dos leitos clínicos e cirúrgicos, reduz custos assistenciais com hospitalizações desnecessárias, diminui as taxas de reinternações e minimiza os riscos de infecção hospitalar?, complementa.

Destinado a pessoas de todas as idades residentes no município de Teresina, o Programa de Atenção Domiciliar é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e será estruturado de forma articulada e integrada aos outros componentes e redes de saúde, a partir do sistema de regulação e dos planos de ação. Sua implementação nas Unidades Hospitalares municipais obedecerá às prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde, que incluem: disponibilidade de recursos, população, área geográfica contemplando os territórios das várias regionais de saúde e interação com os programas existentes.

O papel do cuidador terá atenção especial. ?As equipes deverão abordar o cuidador como sujeito do processo e executor das ações, orientando-o adequadamente, respeitando os seus limites e potencialidades?, esclarece João Rodrigues. Para isso, serão promovidas reuniões para envolvê-los na realização de cuidados, com treinamentos em linguagem acessível a todos.

O serviço será organizado em três modalidades, de acordo com a complexidade do quadro de saúde do paciente e a frequência de atendimento necessário. As equipes responsáveis terão como atribuição trabalhar de forma integrada à rede de atenção à saúde e acolher demanda de dúvidas e queixas dos usuários e familiares e/ou cuidador como parte do processo de atenção domiciliar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES