Programa em escolas de Teresina ajudarão alunos a lidar com as emoções

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, explica que o programa faz parte do processo de implementação do novo currículo de Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo programa da Prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), planeja trabalhar com alunos suas mais variadas emoções. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) lançou ontem (30) o Programa Diálogos Socioemocionais, que vai atrelar os conhecimentos cognitivos às competências emocionais dos jovens. As informações são da PMT.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, explica que o programa faz parte do processo de implementação do novo currículo de Teresina. “Já estamos trabalhando as competências socioemocionais como base no ensino nas escolas, pensando o aluno em sua totalidade. O programa em parceria com o Instituto Ayrton Senna chega para ampliar essa estratégia, apoiando o aluno em seu projeto de vida a partir da construção de conhecimentos cognitivos e sociemocionais”, afirmou.

A ação será implementada inicialmente em 15 unidades de ensino, sendo seis de tempo integral, com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A missão dos professores é ensinar aos alunos como lidar com as frustrações, ter resiliência diante das dificuldades, aprimorar a empatia, entre outros valores.

Ascom/Semec

Além de importantes para a vida em sociedade, os valores trabalhados em sala de aula devem ajudar no aprendizado. A coordenadora da reformulação do currículo no município, que também é pedagoga e psicóloga, Celina Lira, afirma que as emoções interferem diretamente na aprendizagem. “Nossa expectativa é de que todos os elementos juntos sejam bússola para resultados ainda melhores. O impacto vai ser bastante positivo, estamos institucionalizando a educação integral como algo real”, disse.

Teresina quer educação integral

Para levar a ação às unidades de ensino, a Semec vai contar com a experiência da 3GEN Gestão Estratégica, uma empresa de consultoria e educação. O grupo de parceiros tem como foco a construção de conhecimento onde o destaque é a formação humana dos indivíduos.

Na prática, as lições de matemática, português, ciências e outras disciplinas estarão alinhadas com ensinamentos sobre disciplina, foco, autogestão, empatia e etc. “Isso é educação integral, a união de forças pela formação completa do aluno, inclusive, contando com a família”, comentou o diretor Kleytton Halley dos Santos, da Escola Municipal Ofélio Leitão.

A gerente de projetos do IAS, Marina De Cuffa, conta que é um desafio animador para o Instituto. “Finalmente estamos indo fundo no grande conceito do que é educação, colocando professor e estudante em conexão para que dialoguem sobre as competências socioemocionais. Inicialmente estamos mostrando aos gestores a visão educacional que embasa esse processo, logo passaremos para os encontros operacionais”, anunciou.

Para Diógenes Meireles, diretor da Escola Municipal Mocambinho, o maior ganho será ensinar o jovem a aplicar o conhecimento científico em atitudes de benevolência para a sociedade. “Acredito que possamos contribuir com a vida em sociedade a partir do diálogo com os alunos sobre seus sentimentos cotidianos, como raiva, alegria e tristeza”, opinou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES