Programa especial contará lendas piauienses na Rede MN no domingo, 28

Dez lendas piauienses serão apresentadas no próximo dia 28 de fevereiro, na Rede Meio Norte, misturando encenação, contação, música e dança.

Programa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia da grande exibição da Passeata de Marmotas será 28 de fevereiro, a partir das 12h30, pela TV Meio Norte. Mas, para que o público, principalmente, o infantil possa aproveitar essa programação mais que especial, tudo está sendo preparado com todo carinho. Na última sexta-feira, dia 19, O Palhaço Leleco e sua turma, além de bailarinos, coreógrafo, cenógrafo e toda equipe de transmissão da TV Meio Norte envolvida nesse projeto esteve fazendo o ensaio geral.

Leleco, atores e bailarinos realizam ensaio geral 

Difícil foi conter a ansiedade para ver tudo pronto no sábado, dia 20, data marcada para a gravação. Afinal, foram dois meses de muita dedicação e ensaios para, finalmente, ver tudo prontinho em detalhes eu em nenhum momento fugiram a todos os envolvidos.

O apresentador e ator Fábio Costa, o Leleco, não escondeu sua alegria de ver o resultado final. “A sexta foi de preparação, ensaios, ver o que estava faltando. Figurino todo pronto, adereços todo pronto. Foram dois meses de ensaios para chegar até aqui”.

O projeto surgiu a partir de uma iniciativa do apresentador e ator, Fábio Costa, e do músico e seu amigo Osnir Veríssimo que tiveram como base o livro do Fontes Ibiapina, Passarela de Marmotas, que traz lendas do Piauí. Eles escolheram dez presentes no livro e, a partir dos textos, fizeram as letras das músicas. “O Osnir musicou e fizemos o CD, Passeata de Marmotas. Foram mil Cd´s. E agora com a Lei Aldir Blanc - prêmio Maria da Inglaterra resolvi colocar um novo projeto. No CD, eu conto a história da lenda e, em seguida, a gente canta. Agora terá dança e encenação”, diz.

Figurino pronto para o dia da apresentação

Com a Passeata de Marmotas, eles terão a oportunidade de mostra na televisão de forma encenada e musicada as lendas que fazem do folclore piauiense cada vez mais conhecido.

Sempre valorizando o lado lúdico e divertido das crianças, um grupo de bailarinos com a coreografia de Joana D´arc e figurinos de Wilson Costa foram ensaiados e preparados para a apresentação.

Entre as lendas que serão mostradas estão Porca do Dente de Ouro, Barba Ruiva, Morou tá na Boca, Veado Bahião, Num se pode, Cabeça de Cuia, Haja Pau, Porca Jaú, Pé de Garrafa, Big Loira. Muitos desses nomes que povoam o imaginário popular fazem parte das inúmeras lendas do folclore brasileiro que mostram a riqueza da cultura. E no Piauí, algumas delas são bem características da região, como a lenda do Cabeça de Cuia, que estará entre as que serão encenadas.

O projeto da Passeata das Marmotas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc - Prêmio Maria da Inglaterra, SIEC, através da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Piauí, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

“O público pode esperar um espetáculo bonito, colorido, com personagens das lendas, bem feitos, de forma bem representativa. E é muito bom ver que iremos falar das nossas expressões culturais de uma forma bem alegre”, diz Fábio.

Depois da exibição completa das dez lendas no dia 28, os telespectadores poderão conferir uma lenda a cada domingo no programa Teleleco, em um quadro especial que terá a partir dessa primeira exibição. Não percam!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES