Programa estimula saúde preventiva para homens na capital

O programa Saúde do Homem é uma estratégia da FMS.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Programa estimula saúde preventiva para homens

O auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai, na manhã de hoje (21), esteve lotado por homens preocupados com sua saúde. Foi a palestra em comemoração de um ano do programa Saúde do Homem, desenvolvido pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e que visa estimular esta camada da população a cuidar de si mesmo.

O programa Saúde do Homem, estratégia vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi iniciado em maio de 2014 com famílias da região do Parque Mão Santa. Por meio de um trabalho de educação em saúde, a equipe procurou convencer a população masculina a frequentar a UBS rotineiramente. “Tivemos uma certa resistência no começo, pois o homem tipicamente só procura o serviço de saúde quando é acometido por alguma doença”, conta Robespierre Bastos, médico da equipe.

Como meio de chamá-los à unidade de saúde, foram promovidas palestras e reuniões sobre o programa Pré-natal masculino, que incentiva a participação paterna durante a gravidez e desenvolvimento da criança, o que faz com que eles também cuidem da própria saúde. “Quando acompanha a gestante na UBS, o pai também tem incentivo para que faça uso dos serviços básicos como consultas e exames”, explica Robespierre Bastos. “E, após o nascimento da criança, ele continua o acompanhamento, desta vez pelo Saúde do homem”, complementa.

Francisco das Chagas Assunção, 58 anos, se diz assíduo nas atividades da UBS. “Como sou hipertenso e tenho um problema de hérnia de disco, não posso descuidar da saúde”, conta. Já Raimundo Batista dos Santos, de 75 anos, lamenta não poder vir sempre devido a um problema de coluna, mas recebe as visitas da equipe ESF em casa regularmente. Ambos concordam que todos os homens deveriam participar.

Robespierre Bastos comemora a aceitação do programa. Segundo ele, os primeiros participantes atuaram como propagadores da proposta, e aos poucos o trabalho foi expandido. “Atualmente a comunidade do Parque Mão Santa tem 25 gestantes, das quais 16 parceiros participam do pré-natal masculino. Isso fora os homens que continuam frequentando regularmente a UBS”, complementa.

Os programas Saúde do Homem e Pré-Natal Masculino fazem parte de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade desta camada da população. “Estudos mostram que o homem vive cerca de sete anos e meio a menos que a mulher”, afirma Luciano Nunes, presidente da FMS. “Queremos mudar este quadro, e para isso convocamos todos a visitar as UBS de suas áreas, pois um corpo saudável é fator importantíssimo para a promoção da qualidade de vida”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES