Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado nesta segunda no PI

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção disponibiliza uma plataforma on-line chamada e-prevenção, por meio da qual o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Estado do Piauí será nesta segunda-feira (21) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A corrupção é considerada um dos problemas crônicos da sociedade brasileira e traz sérias consequências sociais e econômicas ao Brasil. Visando apoiar as organizações públicas a enfrentar práticas ilícitas, será lançado nesta segunda-feira (21), no Piauí, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que pretende levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade.

No Piauí, o trabalho está sendo conduzido pela Rede de Controle da Gestão Pública, por meio de Grupo de Trabalho exclusivamente dedicado ao Programa, composta por representantes de diversos órgãos de controle, entre eles as unidades do TCU e da CGU no Estado, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria-Geral do Estado. A iniciativa conta, também, com o apoio da Controladoria Geral do Município de Teresina, da Associação Piauiense de Municípios e da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí.

Luís Emílio Passos, Secretário do TCU no Estado do Piauí e coordenador do Grupo de Trabalho da Rede de Controle/PI, responsável pelo PNPC, explicou ao Meionorte.com que o programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação).

"O Programa tem como objetivo fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das administrações públicas brasileiras e reduzir o nível de práticas desses atos no país àqueles observados nos países desenvolvidos. No Piauí, é coordenado pela Rede de Controle, onde há um Grupo de Trabalho especificamente dedicado à condução desse programa. Por meio desse GT, vamos entrar em contato com cada gestor público para oferecer apoio e, principalmente, para incentivá-lo a participar do programa", explicou.

Evento de lançamento acontece nesta segunda-feira (21), às 10h, de forma on-line | FOTO: Reprodução

Como vai funcionar

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção disponibiliza uma plataforma on-line chamada e-prevenção, por meio da qual o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. 

"A partir dessa plataforma, todas as organizações poderão fazer um autodiagnóstico, conhecer suas estruturas, identificar suas lacunas, em termos de boas práticas para prevenção e também poderão gerar um plano de ação para implementar as boas práticas que, por ventura, não tenham sido implementadas. A Rede de Controle no Piauí vai dar todo o apoio para a implementação dessas boas práticas com o fornecimento de kits, de modelos, cursos à distância, enfim, todo o apoio que for necessário para que tenhamos a implementação dessas boas práticas nas nossas organizações", completou Luís Emílio Passos. 

O lançamento ocorre de maneira virtual, nesta segunda-feira (21), às 10h, com transmissão pelo canal do TCU Oficial no YouTube através do link https://youtu.be/mJ4xGiNG8_c. O evento é aberto ao público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES