Programa prepara alunos para lidarem com suas emoções

A Escola da Inteligência é baseada em uma metodologia de Augusto Cury para a gestão das emoções de alunos e professores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um olhar mais voltado para a formação humana dos estudantes, a Prefeitura de Teresina ampliou este ano as ações do Programa Escola da Inteligência, que ajuda a melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar e difundir entre os alunos técnicas de equilíbrio emocional.

Em 2018, duas escolas municipais participaram do Programa, gerando bons resultados. Agora, cinco unidades de ensino de tempo integral estão inseridas na ideia, envolvendo turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Participam a E.M. Eurípides de Aguiar, E.M. Ubiraci Carvalho, E.M. Cristina Evangelista, E.M. Mocambinho e E.M. Noé Fortes.

A Escola da Inteligência é baseada em uma metodologia de Augusto Cury para a gestão das emoções de alunos e professores. A expectativa é de que toda a equipe escolar possa trabalhar valores que vêm sendo esquecidos com o tempo, como respeito e generosidade.

Para dar início às ações do Programa, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) organizou formação com diretores, pedagogos e professores para capacitá-los na metodologia que será aplicada em sala de aula.

Na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, localizada na zona Sudeste de Teresina, 536 alunos estão participando das atividades propostas. Segundo Luzia Vasconcelos, coordenadora do programa na escola, o primeiro passo foi a capacitação dos professores que irão atuar no programa. “Para trabalhar com as atividades propostas pelo programa, gestores, coordenadores e professores participaram de formação, para entender como aplicar atividades sobre empatia, resiliência e até ensinar como lidar com frustrações dentro do ambiente escolar. Na escola realizamos a entrega do material para os alunos. O segundo passo é a realização de uma reunião com pais de alunos, para que sejam colaboradores ativos do processo”, explica à coordenadora.

Samuel Rógeres Sales dos Santos, diretor da escola, diz que as expectativas são as melhores por se tratar de um programa que irá preparar os jovens para saber lidar com os problemas do dia-a-dia, superando as dificuldades e resolvendo os conflitos emocionais. “O Projeto Escola da Inteligência está relacionado com o desenvolvimento das habilidades emocionais dos alunos. O programa será trabalhado com todos os alunos da escola durante as aulas de ensino religioso e possui material próprio, atrativo, com uma linguagem que chama a atenção dos jovens. As expectativas são muito boas e os alunos estão envolvidos”, destaca.

O gestor conta ainda que as atividades propostas irão influenciar de forma direta no comportamento e na relação entre os alunos e com os professores, refletindo também no convívio familiar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES