Programa Territórios da Cidadania beneficiará Pìauí

O Território dos Carnaubais tem 16 municípios, o Entre Rios tem 30, o da Serra da Capivara tem 18

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro territ?rios de desenvolvimento do Piau?, que apresentam menor ?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), ser?o contemplados com o Programa Territ?rios da Cidadania, do Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio (MDA). O programa prev? 110 a?es de dez minist?rios e ser? implementado em parceria com ?rg?os municipais e estaduais, como a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e o Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural (Emater). A informa??o ? do delegado do MDA no Piau?, Adalberto Pereira.

Ele disse que ser?o beneficiados cerca de 100 mil agricultores familiares, envolvendo uma popula??o rural estimada em 500 mil piauienses. Os territ?rios piauienses selecionados pelo MDA s?o Carnaubais, com IDH 0,60; Entre Rios (IDH 0,72); Serra da Capivara (IDH 0,61), e Vale do Guaribas, que tem IDH 0,60.

O Territ?rio dos Carnaubais tem 16 munic?pios, o Entre Rios tem 30, o da Serra da Capivara tem 18 munic?pios e o Territ?rio do Vale do Guaribas, 39. Adalberto Pereira disse que, entre os agricultores familiares a serem beneficiados, est?o assentados da reforma agr?ria, comunidades quilombolas, agroextrativistas, posseiros e pequenos propriet?rios.

Lula lan?ar? programa

O Programa Territ?rios da Cidadania ter? abrang?ncia nacional. Cerca de mil munic?pios de todo o Brasil ser?o beneficiados pelo programa, que objetiva o desenvolvimento regional e garantia dos direitos sociais. As a?es ser?o voltadas para as regi?es mais pobres do pa?s. "Ser?o implementadas 110 a?es de dez minist?rios nas ?reas de apoio ?s atividades produtivas, acesso a direitos e obras de infra-estrutura", disse Pereira.

O pr?prio presidente Lula far? o lan?amento do programa, dia 25 deste m?s, em Bras?lia, enquanto os estados participar?o da solenidade via teleconfer?ncia. A Delegacia Regional do MDA est? estudando a possibilidade de realizar a teleconfer?ncia ou na Assembl?ia Legislativa do Piau? ou na Superintend?ncia Regional do Banco do Nordeste (BNB), que t?m os equipamentos necess?rios para a transmiss?o/recep??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES