Programa Viva o Semiárido estima atender cerca de 75 mil famílias

75 mil famílias de produtores rurais serão beneficiadas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência do Tesouro da Secretaria da Fazenda recebeu em reunião representantes do Fundo de  Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e membros da Diretoria de Controle da Pobreza Rural da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural).  O evento, que ocorreu na terça-feira (30), objetivou que a SEFAZ oferecesse prontidão de atendimento às demandas da SDR, que é a responsável pela execução de ações do Programa Viva o Semi-Árido,  e  suporte técnico necessário para o desenvolvimento das ações apresentadas ao FIDA.

Com a operação de crédito contratada em anos anteriores, o Piauí já dispõe de U$ 2 milhões (equivalente a R$4 milhões) em conta para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de Educação Contextualizada com a Realidade do Campo, Extensão Rural e Geração de Emprego e Renda e Melhoria da produção Rural. À medida da continuidade do trabalho, outros U$ 18 milhões devem ser liberados até 2020, conforme o andamento das ações. No momento, o núcleo gestor da SDR está elaborando projetos que se encaixem nas linhas do Programa, e buscando parcerias para aplicar os recursos já disponíveis.

A reunião oportunizou também ao FIDA que realizasse avaliação do nível de diálogo, apoio e contato com os órgãos estaduais e perceber a situação financeira do Piauí: " Neste momento, pudemos demonstrar a capacidade de endividamento e pagamento do Estado, em caso de eventual necessidade de recorrer novamente ao Fundo.", explica o Diretor da Unidade de Gestão da Dívida Pública da SEFAZ, Mauro Lima.

O projeto está dividido em duas grandes áreas de trabalho: uma trabalhará o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades da população rural, através de assessoria técnica, capacitações, treinamentos, educação contextualizada no Semiárido e formação vocacional do trabalho. As ações são voltadas para melhorar a produção e a geração de renda do trabalhador rural. A segunda vertente do projeto é uma linha de investimentos produtivos, focados no incremento da produção, melhorando o produto que chega ao mercado, além de reduzir os índices de extrema pobreza.

A estimativa de atendimento é de aproximadamente 75 mil famílias de produtores rurais com o conjunto de ações que pretende garantir mais desenvolvimento para a economia agrícola do Semiárido, e promover a redução da pobreza. Oitenta e nove municípios serão contemplados com as políticas públicas do Programa Viva o Semiárido, com atuação em quatro regiões do Piauí: Vale do Sambito, Vale Guaribas, Vale do Canindé e Serra da Capivara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES