Prevenção de acidentes é necessário durante uma obra

O número de operários que morrem todos os anos no meio de obras no Brasil é muito grande.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de muita coragem, é preciso também bastante segurança para quem trabalha nas alturas de uma construção.

Um jovem morreu na última quarta, dia 16, ao cair de um prédio no Bairro Ilhotas na capital. A situação triste e de alerta chama a atenção para os cuidados que esses profissionais e engenheiros de obra devem ter.

Segundo Sandro Sousa, engenheiro de Segurança do Trabalho, a indústria da construção tem fases que são obrigatórias e devem ser cumpridas. Uma delas é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Este tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores visto os riscos existentes no ambiente de trabalho.

?Este programa estabelece normas que são cobradas de todo responsável técnico que esteja frente à execução da obra. Existe, portanto, um controle feito pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea), no sentido de fiscalizar esses âmbitos trabalhistas?, esclarece o engenheiro de segurança.

O Programa das Condições e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT) também prevê ações relativas a segurança no trabalho e integra alguns documentos que devem fazer parte disto.

Neste sentido é previsto quais os equipamentos que visam a segurança individual e coletiva, a quantidade de operários trabalhando, sendo que acima de 20, já é obrigatório uma equipe coordenadora, o layout inicial do canteiro de obras, dentre outros.

O engenheiro de segurança do trabalho relembra que o fato ocorrido com o jovem pode ter sido uma falha do equipamento ou uma falha do projeto de segurança, no entanto, tudo indica que a falha foi com um dos equipamentos.

Tendo em vista isso, ele reafirma que são obrigatórios uniformes, capacetes, botas, óculos e cinto de segurança bem equipados. ?Quem trabalha em alturas, o cinto e um cabo guia são essenciais?, relata.

Para que não sejam mais vistos casos com acidentes, a engenharia de segurança reafirma a necessidade de cumprimento do PPRA e PCMAT. ?Todo projeto deve respeitar as cláusulas embutidas, para que não se vejam mais acidentes neste âmbito de trabalho?, conclui Sandro Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES