Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Projeto 70 Olhares sobre os Direitos Humanos é lançado no youtube

Será entre os dias 20 e 24 de janeiro, em lives com exibição de filmes e debates entre os cineastas e o público

Compartilhe

O Projeto 70 Olhares sobre os Direitos Humanos será lançado entre os dias 20 e 24 de janeiro, sempre às 19h (horário de Brasília), com transmissões ao vivo pelo canal do ICEM no Youtube. O projeto reúne 70 filmes de um minuto cada, produzidos por 10 cineastas convidados, entre eles Tizuka Yamasaki e Victor Lopes, e 60 estudantes de todo o Brasil. Todos os filmes são inéditos e abordam temáticas sobre os Direitos Humanos. 

Em outubro de 2019 esteve em Teresina o produtor executivo Ricardo Favilla, representando O Instituto Cultura em movimento-ICEM/RJ para apresentar o projeto 70 Olhares. Estiveram com o Presidente, na época, da Fundação Antares, Humberto Coêlho,  apresentando o projeto para [email protected] do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Estadual do Piauí(UESPI).  O Projeto 70 Olhares sobre os Direitos Humanos será lançado entre os dias 20 e 24 de janeiro, sempre às 19h (horário de Brasília), com transmissões ao vivo pelo canal do ICEM no Youtube. O projeto reúne 70 filmes de um minuto cada, produzidos por 10 cineastas convidados, entre eles Tizuka Yamasaki e Victor Lopes, e 60 estudantes de todo o Brasil. Todos os filmes são inéditos e abordam temáticas sobre os Direitos Humanos. Projetos de Três alunos da UESPI foram selecionados.

Os 70 filmes foram divididos em cinco DVDs, que serão exibidos entre quarta-feira e domingo – um dia para cada DVD. As lives terão duração média de 1h45. Diariamente, após a exibição dos filmes, os cineastas convidados e cineastas participarão de um debate que será aberto para perguntas do público e contará com tradução em LIBRAS. As transmissões serão pelo canal do ICEM no Youtube (Link: https://bit.ly/3jMjUfI) e contarão com a apresentação da atriz Cely Farias. O projeto 70 Olhares Sobre Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Cidadania, com a produção do Instituto Cultura em Movimento – o ICEM. 

Em 2019 o projeto foi apresentado para alunos da UESPI e a Fundação Antares

Os filmes abordam temáticas variadas, como direito à educação, racismo, refugiados e imigrantes, população indígena, Direito LGBT, religião, intolerância, desigualdade social, liberdade de expressão, meio ambiente, ditadura, mobilidade urbana, entre outros temas presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. As obras foram realizadas em diferentes gêneros: 43 ficções, 12 documentários, 7 animações e 8 filmes experimentais. O cineasta Victor Lopes, por exemplo, assina uma obra experimental com imagens e vozes de artistas e cientistas para falar sobre o direito à cultura. Tizuka Yamasaki usa a ficção para abordar os Direitos da pessoa idosa. Takumã Kaiukuro, outro cineasta convidado, fala sobre os direitos da população indígena no filme O Sal do Xingu. 

Já a cineasta Cristiane Garcia, de Manaus – AM, usa a Malhação de Judas para falar sobre o Direito à Justiça. Distribuição gratuita - Os DVDs serão distribuídos gratuitamente para 150 instituições culturais e educacionais de todo o Brasil que se inscreveram por meio de edital para receber e exibir os filmes. Além dos 5 DVDs, o kit inclui material pedagógico para apoio às sessões seguidas de debates. O conteúdo traz noções básicas sobre a DUDH, o contexto de seu surgimento e sua aplicação no Brasil, além de sugestões de atividades para promover debates a partir da exibição dos filmes. 

O projeto teve início em outubro de 2019, com a seleção dos roteiros dos estudantes via edital. “O objetivo deste projeto é promover a visibilidade sobre os artigos, a história e as conquistas da Declaração Universal dos Direitos Humanos através dos filmes”, diz a diretora-executiva do Instituto Cultural Cidade Viva (ICEM), Luciana Boal. “Além disso, queremos ampliar o alcance desses produtos culturais audiovisuais e facilitar o acesso às populações excluídas, seja por motivos econômicos ou geográficos”, afirma. Para atender a essa demanda, o projeto foi pensado também de forma a garantir a acessibilidade a todos os públicos: todos os filmes possuem Closed Caption, legenda, áudio descrição e Libras. Sobre o iCEM: o projeto 70 Olhares Sobre os Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Cidadania, com a produção do Instituto Cultura em Movimento – ICEM. O ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que, desde 2002, que atua nas 27 unidades da federação e tem como missão ampliar a circulação de produtos culturais através da criação e articulação de redes de distribuição e difusão audiovisual.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar