Projeto Alumiar levará acessibilidade a pessoas com deficiência sensorial

Nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundaj, será assinada com a Semesp, em Brasília e irá beneficiar muitos brasileiros

Projeto beneficiará pessoas com deficiências sensorial | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inclusão cultural das pessoas com deficiências sensoriais é uma realidade e ganha um novo incentivo nesta quarta-feira, 9 de março, com a nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Uma iniciativa que leva um modelo de cinema acessível para ser aplicado em todo o país.

 O protocolo para a viabilização do projeto será assinado entre a Fundaj e a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação, no Gabinete da Semesp. Participarão da ocasião, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, a secretária da Semesp, Ilda Peliz, e a diretora Crisiane Batti.

Projeto será importante para acessibilidade - Divulgação

"É uma honra para a Fundação Joaquim Nabuco poder ser o fio condutor da nacionalização de um projeto como o Alumiar, que atua na democratização do acesso ao cinema, permitindo que muita gente possa ter a experiência de assistir a um filme de forma plena, adaptado às suas necessidades. Esperamos que o Alumiar chegue ao máximo de estados e municípios possível e, certamente, a Fundaj sempre estará à disposição para auxiliar nessa nacionalização", afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Outra fase da nacionalização do projeto está em andamento. A Secretaria de Cultura do Distrito Federal também assinará um Acordo de Cooperação com a Semesp/MEC, objetivando disponibilizar o espaço físico, os materiais, os equipamentos e o pessoal para conduzir o Projeto Cine Acessível.

Mais brasileiros terão acesso ao projeto - Divulgação

O Alumiar

Inaugurado em novembro de 2017, a Sessão Alumiar tornou o Cinema da Fundação, ao compreender os empecilhos que impedem o desfrute dos direitos educacionais desse grupo, o primeiro do país a exibir, regularmente, filmes nacionais com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD), para pessoas cegas ou com baixa visão; janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

Cinemao ao alcance das pessoas com deficiências sensorial - Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES