Projeto Arte & Paz qualifica 24 acolhidos da Comunidade Fazenda da Paz

A ação teve o objetivo de levar o universo das artes cênicas aos acolhidos através da realização de oficinas de teatro, rádio e novas mídias.

Projeto qualifica 24 acolhidos da Comunidade Fazenda da Paz | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fazenda da Paz há 25 anos trabalha em seu Programa Terapêutico o incentivo à arte e cultura como forma de prevenção e com apoio da Lei Cultural Aldir Blanc, Prêmio João Claudino, Siec e SECULT desenvolveram o Projeto Arte & Paz. A ação teve o objetivo de levar o universo das artes cênicas aos acolhidos através da realização de oficinas de teatro, rádio e novas mídias. 

O coordenador Geral da Fazenda da Paz explica que o Projeto Arte & Paz chegou na  Comunidade Terapêutica em um momento ideal, pois tiveram a oportunidade de profissionalizar o teatro existente na casa. 

Projeto qualifica 24 acolhidos da Comunidade Fazenda da Paz

“ Há mais de 20 anos o teatro faz parte do nosso plano terapêutico dentro da instituição e termos tido a oportunidade de profissionalizar nossos acolhidos através do projeto e de toda articulação juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado conseguimos melhorar e realizar ações voltadas para a cultura”, afirma Célio Barbosa, Coordenador Geral da Fazenda da Paz. 

O professor de teatro destinado para acompanhar os adolescentes no Projeto, Jimmy Charles, afirmou o quanto ficou claro o poder que arte tem de salvar pessoas.

“ Com a prática do teatro percebemos o poder da comunicação, vivenciei de perto o quanto a arte é importante como terapia para a ressocialização dos dependentes químicos da Fazenda da Paz”, conclui o professor. 

Projeto qualifica 24 acolhidos da Comunidade Fazenda da Paz

O Projeto Arte & Paz teve a duração de 6 meses e profissionalizou 24 acolhidos da instituição, dentre eles, Gilmauro Tomaz, que agradece a oportunidade de ter participado do projeto. 

“Através do projeto, comecei a me expressar melhor, me comunicar melhor e sentir prazer em desenvolver uma atividade. Agradeço imensamente a oportunidade que a Fazenda da Paz me ofereceu em poder me qualificar em um projeto de grande importância e que fez total diferença no meu tratamento”, finaliza o acolhido. 

Esteve presente no encerramento do Projeto, que contou com a apresentação da peça teatral intitulada “ Doze Passos”,a Senadora Eliane Nogueira, que se encantou com a apresentação e falou sobre a importância do incentivo à cultura dentro das comunidades terapêuticas. 

A cultura é a base de tudo, não só projetos maravilhosos como esse aqui na Fazenda da Paz, como também devem ser investidos em outros locais, como escolas. Estou imensamente encantada com a apresentação e desenvoltura dos meninos”, ressaltou a senadora. 

Para o secretário de cultura Fábio Novo, onde se tem arte, a vida se transforma, o tratamento dentro da comunidade fica mais prazeroso.

Projeto qualifica 24 acolhidos da Comunidade Fazenda da Paz 

“Nós é que queremos agradecer pela Fazenda da Paz nos proporcionar essa oportunidade inovadora de fazer com que a arte chegue em um local que vem realmente pra libertar, fazendo com que o tratamento fique mais leve e prazeroso. Contem sempre com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí”, finaliza o secretário. 

O encerramento do projeto aconteceu na Comunidade Terapêutica Terra da Esperança que fica localizada na Zona Rural de Timon/MA e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a Coordenadora da Cendrogas Cida Santiago e representantes da Prefeitura de Timon/MA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES