Projeto de combate à pobreza no semiárido piauiense é aprovado pelo Fida

O objetivo é promover a melhoria da renda, da segurança alimentar e nutricional, o acesso a serviços básicos e a adaptação à mudança climática

Projeto de combate à pobreza no semiárido piauiense é aprovado pelo Fida | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Piauí Inclusivo e Sustentável (PSI) foi aprovado pela 136ª sessão da Junta Executiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e investirá 18 milhões de dólares no combate à pobreza e extrema pobreza no semiárido piauiense. O objetivo é promover a melhoria da renda, da segurança alimentar e nutricional, o acesso a serviços básicos e a adaptação à mudança climática, beneficiando diretamente 60 mil famílias. O comunicado de aprovação do projeto foi recebido, nesta quarta-feira (05), pela governadora Regina Sousa que comemorou o financiamento do projeto que será cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Com a referida aprovação, pela mais alta autoridade de nossa instituição, o Fida está em condições de proceder com a assinatura do Acordo de Financiamento com o Governo do Estado do Piauí. Aproveito para reiterar o apoio fundamental do Governo do Estado do Piauí, no desenho e elaboração do PSI. O Fida está empenhado em continuar apoiando o Estado a dar celeridade ao início da implementação do projeto para mais uma exitosa parceria de sucesso”, diz trecho do comunicado assinado por Claus Reiner, diretor País para o Brasil e chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular Divisão da América Latina e Caribe (LAC).

Projeto de combate à pobreza no semiárido piauiense é aprovado pelo Fida - Foto: Reprodução

A chefe do executivo piauiense destacou que aos moldes do Programa Viva o Semiárido, finalizado recentemente, o PSI mudará realidades. “O Viva o Semiárido foi um projeto que teve muita importância na vida das famílias e que ensinou os caminhos para a busca da sustentabilidade e dignidade. Ao invés de buscar cestas básicas, as famílias tiveram a assistência técnica necessária para cultivarem os seus próprios arranjos produtivos, em diversas cadeias, produzem seus alimentos e geram renda. Com o PSI mais famílias serão beneficiadas, em especial, naquilo que o semiárido mais precisa que é o acesso regular à água, para beber e produzir de forma ambientalmente sustentável e resiliência às mudanças climáticas”, disse Regina Sousa.

A governadora enfatizou ainda que o acompanhamento do Fida e do BID, em diversas missões ao Piauí foram fundamentais para a aprovação. “Eles estiveram várias vezes no Piauí, já conhecem a forma de trabalho da equipe e isso dá maior segurança para um investimento dessa magnitude. O PSI vai promover a segurança hídrica, recuperar as matas ciliares e áreas de prevenção e, principalmente, vai oportunizar mudança de vidas e de realidades. São projetos como esses que beneficiam a população que fazem toda a diferença”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES